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Un lento venir viniendo – Capítulo II

Exposición / Instituto Tomie Ohtake / Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 / Pinheiros, Sao Paulo, Brasil
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Cuándo:
05 sep de 2023 - 19 nov de 2023

Inauguración:
05 sep de 2023

Precio:
Entrada gratuita

Comisariada por:
Mariano Mayer

Organizada por:
Colección Alec Oxenford, Instituto Tomie Ohtake

ENLACES OFICIALES
Web 

       


Descripción de la Exposición

A exposição “Un lento venir viniendo – Capítulo II” traz a São Paulo um recorte da Colección Oxenford, principal coleção de arte contemporânea da Argentina Um segundo recorte da Colección Oxenford, com a exposição Un lento venir viniendo – Capítulo II, chega ao Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, com abertura marcada no dia 05 de setembro, das 17h às 21h30. A coleção é fruto de uma paixão do empresário e colecionador argentino Alec Oxenford pela arte contemporânea argentina e, principalmente, de sua convicção na necessidade de apoio à cena local. Com organização da produtora cultural Act., dirigida por Fernando Ticoulat e João Paulo Siqueira Lopes, curadoria do poeta e curador argentino Mariano Mayer, e patrocínio da Globant e Mercado Livre via Lei de Incentivo à Cultura, a mostra é composta por 71 obras de 48 artistas e apresenta uma diversidade de linguagens, entre pinturas, fotografias, instalações visuais, performances, esculturas, colagens e publicações. “Estamos imensamente gratos pela oportunidade de apresentar a Colección Oxenford no prestigioso espaço do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. O convite desta instituição de arte contemporânea de impacto mundial é uma honra e estendemos nossos sinceros agradecimentos a Paulo Miyada, uma voz verdadeiramente influente na promoção da arte latino-americana. A coleção é resultado do pensamento, teórico e prático, de muitas cabeças. Ao longo destes 15 anos, colecionamos além de obras, histórias – as quais estamos ansiosos em contar para uma audiência tão ampla como de uma metrópole como São Paulo”, afirma Alec Oxenford. Fazendo referência ao legado do artista paulistano Hudinilson Jr. e seu uso das fotocopiadoras, a noção de “cópia” funcionará como disparador da mostra apresentada no Instituto Tomie Ohtake. “Un lento venir viniendo – Capítulo II não pretende ilustrar o que é a cópia para a arte, mas, ao contrário, é uma plataforma para que a arte contemporânea argentina, através das obras selecionadas, nos estimule a pensar o que é a cópia, o que é a arte, quais seus pontos de contato, suas possibilidades e suas impossibilidades”, afirma Mayer. Na exposição, “a cópia torna-se ocasião para que a arte nos questione sobre a identidade e a diferença, o uno e o múltiplo, o original e o reproduzido, a representação e o representado”, complementa o texto curatorial. No dia da abertura, Florencia Vecino, nome que integra a coleção, apresenta a performance Posa, na qual a artista e outra performer executam gestos idênticos, inspiradas pelo poder da cópia e do comportamento do público ao redor. No dia seguinte, 06 de setembro, o projeto contará com uma programação aberta ao público, desenvolvida por Gastón Pérsico, Paula Castro, Cecilia Szalkowicz e Martín Legón, artistas da Colección Oxenford. O evento integra ainda a programação paralela da 35ª edição da Bienal de São Paulo, período de grande efervescência no circuito cultural da cidade, atraindo diversos artistas, curadores e colecionadores de todo o mundo. “Uma das missões da Act. é construir pontes no cenário artístico latino-americano, do qual muitas vezes o Brasil está apartado. O projeto Un Lento Venir Viniendo sintetiza esse compromisso, pois aproxima o público brasileiro a nomes seminais da arte contemporânea argentina por meio de mostras que acontecem em espaços de prestígio, como o Instituto Tomie Ohtake. O Capítulo II tem sentido especial para nós: reforça nossa parceria com a Colección Oxenford, movimenta a cidade de São Paulo, onde fica nossa sede, em meio à Bienal de São Paulo, e toma emprestado investigações em torno da ideia da cópia de Hudinilson Jr. – artista cuja produção atravessa nossas pesquisas e projetos”, afirma João Paulo Siqueira Lopes, diretor da Act. Este é o segundo ato de um projeto itinerante que teve início no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, entre 2022 e 2023, e seguirá para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, entre 2024 e 2025. Cada capítulo exibe uma seleção diferente de obras da Colección Oxenford, que, em cada caso, responde a uma proposta curatorial inspirada por um episódio emblemático do contexto cultural local, fortalecendo o diálogo entre os cenários artísticos brasileiro e argentino. Entre os artistas presentes na exposição, vale destacar Guillermo Kuitca, pintor e professor tido como referência na recondução da pintura ao sistema da arte contemporânea argentina, com a obra Everything, (2005); e o escultor Diego Bianchi, etnógrafo da materialidade urbana, que apresenta La bestia (2012) e Sin título (Cuerpo de vidrio) (2009). Já a artista e poeta Fernanda Laguna, uma das principais animadoras da cena cultural de Buenos Aires, está na exposição com a escultura Vivir en la luz (1994) e Sin título (2021), recente trabalho em tecido; enquanto a pintora e ativista Mariela Scafati apresenta a Instalación de 36 afiches da série Windows (2011), na qual, tanto em seu formato quanto em sua fatura, reproduz a maneira como os agrupamentos políticos fixam seus cartazes nos corredores das universidades públicas argentinas. Por sua vez, Eduardo Navarro, artista que participou da 32º Bienal de São Paulo, reivindica o poder da arte contemporânea de propor a própria irracionalidade, sem operacionalizações argumentativas, economicistas ou instrumentalizadoras com a escultura Monumento al cenicero (2005); e Martín Legón, artista-pesquisador por excelência, está em Un lento venir viniendo – Capítulo II com a instalação La fenomenología (Ningún amor se parece al océano) (2013), em que reelabora a estética do arquivo a partir da construção de um tipo de monumento funerário. Lista completa de artistas de Un lento venir viniendo – Capítulo II Alan Martín Segal, Alberto Goldenstein, Alejandro Montaldo, Alfredo Dufour, Andrea Ostera, Ariel Mora, Batato Barea, Beto De Volder, Cecilia Szalkowicz & Gastón Pérsico, Claudia Del Río, David Lamelas, Diego Bianchi, Dudu Quintanilha, Eduardo Navarro, Erica Bohm, Estefanía Landesmann, Fabián Marcaccio, Fernanda Laguna, Florencia Vecino, Gabriela Forcadell, Hoco Huoc, Jimena Croceri, Josefina Alen, Juan José Cambre, Lucas Di Pascuale, Lucrecia Lionti, Lux Lindner, Marcela Sinclair, Marcelo Pombo, Mariana López, Mariela Scafati, Marisa Rubio, Martín Legón, Máximo Pedraza, Miguel Mitlag, Mirtha Dermisache, Nicolás Martella & Manuel Fernández, Pablo Suárez, Paula Castro, Ramiro Quesada Pons, Ricardo Carreira, Rosana Schoijett, Santiago Villanueva, Sergio Avello & Daniel Joglar. Colección Oxenford [Coleção Oxenford] Com cerca 550 peças de 150 artistas, a Colección Oxenford reúne um panorama muito seleto de obras de arte argentina das primeiras décadas do século XXI e alguns trabalhos prévios a este período, devido à sua relevância para o contexto da arte contemporânea no país. A coleção apoia, por meio de diferentes iniciativas, o desenvolvimento da cena artística contemporânea argentina. Seu ambicioso programa de aquisições, que durante os dez primeiros anos contou com a seleção da curadora Inés Katzenstein (atual curadora de arte latino-americana do MOMA, em Nova York), permitiu reunir uma amostra representativa das diferentes tendências estéticas que dominaram a produção artística contemporânea durante o século XXI, um período excepcionalmente complexo, no qual a arte argentina experimentou transformações fundamentais em suas linguagens e materiais, bem como em suas práticas, imaginários e instituições. As atividades da Colección Oxenford incluem o desenvolvimento de um programa de bolsas de viagem internacionais, que já beneficiou quase 90 artistas, e que, durante a emergência causada pela pandemia de COVID-19, foi transformado em assistência financeira para mais de 60 nomes. Recentemente, a coleção também esteve envolvida na promoção de reflexões sobre a arte contemporânea argentina, convidando 40 importantes pesquisadores locais para escrever ensaios sobre obras do acervo. A Colección Oxenford também tem sido generosa em sua colaboração com museus e galerias, a quem emprestou trabalhos em inúmeras ocasiões, com o objetivo de contribuir para a divulgação da produção artística argentina contemporânea.


Entrada actualizada el el 19 oct de 2023

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