Descripción de la Exposición
No âmbito do projeto Constelações: uma coreografia de gestos mínimos, iniciado em 2019, os artistas, curadores e investigadores Ana Rito e Hugo Barata criam CURATORIAL STUDIO FOR RESEARCH IN MUSEUMS. Após vinte anos de trabalho, a dupla propõe-se desenvolver um espaço de investigação que cruza a prática artística, a prática curatorial e a educação, em parceria com diversos agentes culturais e universidades, na implementação de territórios de reflexão plurais e cruzados.
Assumindo o espaço do museu enquanto recetáculo de heterocronias várias, e o formato expositivo enquanto lugar para a inclusão histórica, cultural, política e educativa, pretende-se promover um conjunto de desarticulações conceptuais e uma série de ações contingentes. Na sequência do projeto Constelações, o presente estúdio de curadoria procura sublinhar o estremecimento dos tempos históricos estabilizados, descontinuando ou desassossegando a sua imobilidade a partir de uma coleção moderna e contemporânea, mas aproximando-lhe cortes, novas geometrias e ligações, temporalidades evenementais ou mais dilatadas, intervalos.
Através destas ações, investigar-se-ão diferentes tipos de produção de material e de conhecimento gerados pela pesquisa, demonstrando um potencial na criação de propostas e oportunidades em gerar ligações entre o espaço da curadoria, da educação e da criação artística. Um outro ponto de interesse é a produção de reflexão e de teoria no campo das práticas curatoriais recentes, sobre os mais diversificados temas, implementando um modelo laboratorial aplicável a distintos formatos de apresentação, divulgação e investigação. A continuação do gesto constelar, que a partir das leituras de Walter Benjamin e depois Theodor W. Adorno constituiu em 2019 uma sequência de intervenções na coleção permanente do Museu Coleção Berardo, deseja refletir sobre um museu não-hegemónico, inclusivo e auto-verificável. Tal como referido por Claire Bishop, em Radical Museology, o pensamento sobre o museu como um arquivo comum deve ser encarado no sentido de um recurso universal e, enquanto recurso, deve promover nos dias de hoje uma relação de proximidade e igualdade entre o visitante e a instituição.
A primeira iniciativa deste «Curatorial Studio» acontecerá no dia 10 de abril, no Museu Coleção Berardo. Fique atento à newsletter desse mês.
ANA RITO (Lisboa, 1978)
Artista visual, curadora, investigadora e docente. É doutorada em Belas-Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na especialidade de instalação. Desenvolve, desde 2000, projetos que cruzam a prática artística e curatorial, sendo o seu domínio de especialização a performatividade da imagem movente e as dinâmicas do espectador, no seio do dispositivo expositivo. É atualmente investigadora integrada do CEIS20_Universidade de Coimbra, sendo coordenadora da linha de investigação Arte e Performance. Leciona nos cursos de mestrado em Estudos Curatoriais e de doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, do qual é sub-diretora.
HUGO BARATA (Lisboa, 1978)
Artista visual, curador independente, professor, investigador, mediador cultural. Doutorado na especialidade Arte dos Media pela Univ. Lusófona de Humanidades e Tecnologias — ULHT, com investigação sobre Arquivo e arte contemporânea. Desde 2000 trabalha como curador independente, organizando e produzindo exposições coletivas com artistas de renome nacional e internacional. Concebe e orienta diversos projetos artístico-educativos, pesquisa e acompanhamento de exposições, conceção e orientação de atividades pedagógicas, oficinas, conferências e projetos continuados de intervenção artística e social. É investigador integrado do centro de investigação COW — Centre for Other Worlds, e investigador colaborador do CICANT, ULHT, Lisboa. Leciona nos mestrados de Jogos e Cultura e Ensino de Artes Visuais, bem como nas licenciaturas de Design, Comunicação Aplicada e Fotografia, nas áreas de Cultura Visual, Arte Contemporânea, Teoria dos Media e Desenho.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España