Descripción de la Exposición
A galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea inaugura no dia 17 de novembro, sábado, a individual ‘Um raio todos os dias’ do artista José Bechara. A exposição reúne trabalhos produzidos a partir de 2017 e 2018 e inclui alguns inéditos. O conjunto é formado por cerca de 20 pinturas de grande, médio e pequeno formato, muitas das quais produzidas com recurso ao processo habitual do artista: a intervenção de acrílico e oxidação de emulsões metálicas sobre lona usada de camião.
Nesta nova fase de trabalhos José Bechara alarga o campo de pesquisa sobre o desenho, a pintura, a escultura e a instalação ao construir obras quase imersivas e expansivas que estendem a linha, a superfície, o plano a outras possibilidades, reconfigurando o espaço expositivo da galeria.
A exposição apresentará também uma instalação inédita de grande escala, produzido a partir da ordenação no espaço arquitetónico de vidros planos e uma variedade de objetos em madeira, papel cartão, outros elementos metálicos e eventualmente mármore. O uso desta multiplicidade de materiais propõe uma discussão sobre fronteiras e géneros das linguagens visuais fazendo colidir práticas oriundas das experiências escultóricas, pictóricas e gráficas. Situar o trabalho entre fronteiras, chamar atenção para uma permanente oscilação entre géneros constitui matéria fundamental nas investigações de Bechara. É esta impermanência e transitoriedade explorada no seu trabalho que o artista transpõe para a própria existência:
“Tudo é frágil em meu trabalho que contém esforço e dificuldades para emergir, assim como nós, indivíduos humanos. Embora possam parecer nascer de operações brutais os trabalhos podem quebrar-se, despencar de diferentes alturas, desfazer-se por uma perturbação inesperada do espaço ao redor. Minha geometria hesita. Ora aparece, ora desaparece. Falha, portanto, como falhamos. Esforça-se, como nos esforçamos para existir.”
Actualidad, 23 nov de 2018
#loquehayquever en Brasil: Rubem Valentim, la apuesta del MASP, Mendes Wood y Berenice Arvani
Por Paula Alonso Poza
Hasta tres muestras de Valentim –una de ellas en diálogo con un artista francés- se han inaugurado en las últimas semanas, todas enfocadas en su reivindicación de la práctica artística afrobrasileña. Hay ...
Actualidad, 21 nov de 2018
#loquehayquever en Portugal: arte asiático, abstracción española y creación emergente
Por Paula Alonso Poza
El Museo Coleção Berardo, el MAAT y el Museo de Serralves se sitúan a la cabeza de nuestra selección mensual con destacadas muestras nacionales e internacionales. Hay, además, propuestas que tienden puentes con otras colecciones ...
Exposición. 17 nov de 2018 - 02 feb de 2019 / Carlos Carvalho - Arte Contemporánea / Lisboa, Portugal
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España