Descripción de la Exposición
Inaugurado em 2007, o Museu do Neo-Realismo constitui um marco fundamental na obra do arquitecto Alcino Soutinho (1930-2013), representativo da importância que os museus assumiram ao longo do seu percurso académico e profissional.
Logo nos anos 1950, ainda como estudante na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, Soutinho faz as suas primeiras incursões no campo da arquitectura de museus e da museologia, iniciando assim uma linha de investigação que irá prosseguir nas décadas seguintes. Essa pesquisa será marcada por frequentes viagens e visitas a museus, que estimulam e informam uma contínua prática projectual, traduzida em cerca de quinze propostas para espaços expositivos. Para além dos convites que recebe para desenhar museus, o seu interesse pelo tema leva-o a participar regularmente em concursos de arquitectura, dos quais resultam vários projectos não materializados e, até agora, desconhecidos do público.
Neste contexto, a presente exposição propõe uma leitura do Museu do Neo-Realismo enquanto espaço de convergência de várias viagens, pesquisas e projectos museológicos que marcaram a vida e a obra de Alcino Soutinho. Articulando os registos dos museus visitados, em diferentes países, e os espaços expositivos que ele próprio desenhou, a exposição procura evidenciar o modo como o Museu do Neo-Realismo reflecte e sintetiza exemplarmente essas múltiplas referências, relacionando-as com a especificidade do contexto urbano de Vila Franca de Xira e com um programa museológico singular
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España