Descripción de la Exposición
A primeira exposição individual de Tristany Mundu apresenta uma videoinstalação inédita, encomendada pelo CAM.
Tristany Mundu (n. 1995) é um artista multidisciplinar que trabalha entre a música, a performance e o filme, ilustrando a realidade em que vive através do seu olhar e do olhar daqueles que o rodeiam. Na sua prática artística explora temas como a identidade, a memória coletiva e o direito ao imaginário.
Cidade à volta da Cidade, a primeira exposição individual do artista, retrata a vida na Linha de Sintra, onde cresceu e vive, um lugar simultaneamente real e um «não lugar» fantasmático. No seu trabalho, Tristany questiona noções de «centro» e «periferia», fundindo real e surreal, documental e ficção, para revelar as muitas camadas da Cidade e dos seus habitantes.
A Linha de Sintra é um lugar marcado pela viagem e pelos encontros. Nesta geografia afetiva e mutável, o comboio, como uma serpente vermelha que atravessa e rasga a paisagem, desenha uma linha imaginária que simultaneamente fratura e liga os espaços.
A instalação reúne uma tripla projeção vídeo, que dá título à exposição, e um conjunto de objetos têxteis, intitulados «bandeiras». Tristany inscreve nas bandeiras as memórias vivas da Cidade – os prédios, as ruas, os lugares de encontro e as vivências das pessoas, propondo um arquivo visual do presente.
Com Cidade à volta da Cidade, Tristany dá visibilidade a identidades, códigos e novas linguagens, celebrando a riqueza cultural destes lugares, ao mesmo tempo que desconstrói um imaginário que os remete para espaços «colónia» da cidade de Lisboa.
Nesta videoinstalação, o artista explora visualidades distintas, marcadas por cores vibrantes e simbolismos profundos, refletindo a riqueza cultural da cidade em constante movimento.
Exposición. 11 abr de 2025 - 28 sep de 2025 / Museo Guggenheim Bilbao / Bilbao, Vizcaya, España
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España