Descripción de la Exposición
Trinta e Sete designa uma linha imaginária tomada como ponto de partida a que corresponde um mesmo grau de latitude em ambos os hemisférios. A artista fala-nos de latitudes espelhadas, de dois territórios situados em latitudes parcialmente coincidentes: entre 36º a 38º Norte no Algarve e 37º a 40º Sul no Chile - nas regiões de Bio-Bio, Araucania e Los Rios. É esta geografia que delimita o território de investigação artística de Susana de Medeiros, que toma o território como um laboratório em que “a deslocação” é instrumento cognitivo e projectual que gera conhecimento.
De facto, a hipótese que Susana de Medeiros coloca ao sugerir que “perder o norte magnético pode ser uma metodologia a adoptar no seio do processo artístico”, que propicia novas interrogações sobre o papel do artista na sociedade contemporânea, está bem presente nesta exposição. Estará a artista a meio caminho entre o narrador, o etnógrafo e o activista?
Uma hipótese de resposta a esta e outras questões, poderá ser encontrada quando dos passeios/caminhadas — parte integrante desta exposição —, na tradição da escola peripatética grega e, também, sob a influência do pensamento de Nietzsche ou das derivas situacionistas, a realizar em 2, 16 e 23 de Maio:
Em MAIO - aos Domingos no Barlavento Algarvio
Passeios /caminhadas com percursos circulares não superiores a 8 km
2 de MAIO - MANHÃ - 10h30 - Concelho de Vila do Bispo
- Orientado por Catarina Oliveira e Mara Taquelim
Local de encontro: à entrada da Salema (Budens) junto à paragem de autocarro
16 de MAIO - MANHÃ - 10h30 - Concelho de Aljezur
- Orientado por Susana de Medeiros, Christin Lidzba e Ana Celorico Machado
Local de encontro: Café André (a cerca de 8 km de Aljezur)
23 de MAIO - TARDE - 15h00 - Concelho de Vila do Bispo
- Orientado por Ana Carla Cabrita e Beatriz Cardoso
Local de encontro: Ermida de N. Sra. de Guadalupe
Quem por isto se interessar, para se inscrever e/ou obter mais informações, deve contactar a Artadentro através do e-mail: artadentro@hotmail.com.
Sobre a artista:
Susana de Medeiros (Ponta Delgada, S. Miguel, Açores, 1971), vive e trabalha entre Lagos e Faro. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e em Artes Plásticas pela ESAD, Caldas da Rainha, é bacharel em Belas Artes pela Universidade de Nottingham Trent em Inglaterra. Encontra-se a frequentar o doutoramento em Artes Plásticas na Universidade do Porto. Desde 2007, é professora na licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Algarve. Desenvolveu vários projectos artísticos em Portugal, mas também em Espanha (Cuenca), em Moçambique (Maputo), Inglaterra (Nottingham), E.U.A (Nova Iorque), Rússia (São Petersburgo).
Formación. El 30 ene de 2025 / Fundación Juan March / Madrid, España