Descripción de la Exposición
TREZENTOS E SESSENTA E SEIS é o resultado de um longo trabalho de João Mariano que se debruça, essencialmente, sobre "(...) a infinita diferenciação e o desencadear das mutações paisagísticas provocada pelos elementos. (...)". Depois da sua passagem por Lagos, encontra-se agora exposto em Lisboa entre os dias 23 de fevereiro e 30 de abril de 2022.
«TREZENTOS E SESSENTA E SEIS é também um exercício sobre a irrepetibilidade do acto de fotografar. Sobre a efemeridade.
É um trabalho que apela, também ele, à reflexão sobre a passagem do tempo (o tempo físico, o tempo de observação, o nosso tempo, o tempo dos ciclos da natureza), sobre a infinita diferenciação e o desencadear das mutações paisagísticas provocada pelos elementos.
Este trabalho foi desenvolvido entre um de Janeiro e trinta e um de Dezembro de um ano bissexto. As imagens foram captadas ao longo dos trezentos e sessenta e seis dias, sempre do mesmo ponto de vista, entre as oito e as nove horas da manhã.»
João Mariano
A exposição, de entrada livre, tem agendadas duas visitas guiadas pelo autor para os dias 15 de março e 12 de abril de 2022, pelas 18h00, seguindo todas as normas da Direção Geral da Saúde. Para participar nestas visitas, que são limitadas ao número de lugares disponíveis, é necessária a marcação prévia através de email.
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246, 1100-394 Lisboa
Abertura ao público: 22 de fevereiro, pelas 18h00. Neste dia a exposição pode ser visitada, excecionalmente, até às 21h00.
De 23 de fevereiro a 30 de abril de 2022
Horário: Segunda a sexta, das 10h00 às 18h00, encerra aos sábados, domingos e feriados.
Aberto excecionalmente nos sábados 26 de fevereiro, 12, 19 e 26 de março e 9, 23 e 30 de abril.
Visitas guiadas com o autor
15 de março e 12 de abril, 18h00 (com marcação prévia através do e-mail: arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt)
NOTA BIOGRÁFICA
Fotógrafo, diretor de arte… 'soul rider' de bicicleta de montanha… amante de música menos convencional (há relatos sussurrados de épicos 'sets' passados pelo seu 'alter ego': o sobejamente desconhecido 'Evil Mariachi').
Vive e desenvolve os seus trabalhos entre Aljezur e Lisboa. Atualmente desempenha funções de CEO e diretor de arte na agência 1000olhos - Imagem e Comunicação (que fundou com a sua mulher, em Aljezur).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España