Descripción de la Exposición
Travessa da Ermida leva a Sines cerca de 30 obras dos mais importantes artistas contemporâneos portugueses
A exposição “Travessa da Ermida a Sul” inaugura a 16 de julho no Centro de Artes de Sines
A propósito da 19.ª edição do “Verão Arte Contemporânea”, o Projecto Travessa da Ermida, localizado em Belém, viaja de Lisboa até ao Centro de Artes de Sines–o ponto mais a sul a que já se deslocou– para apresentar uma seleção de cerca de 30 obras exibidas na Ermida Nossa Senhora da Conceição ao longo de oito anos.
A exposição “Travessa da Ermida a Sul” reúne trabalhos de Alberto Carneiro; Albuquerque Mendes; Alexandra Corte-Real; Ana Pérez-Quiroga; Ângela Ferreira; Bela Silva; Daniel Blaufuks; Eduardo Nery; Gabriela Albergaria; João Louro; João Maria Gusmão + Pedro Paiva; João Ribeiro; João Noutel; Julião Sarmento; Luís Paulo Costa; Madalena éme; Manuel Caeiro; Miguel Palma; Nuno Maya & Carole Purnelle; Régis Perray; Rita Barros; Rui Toscano; Rui Chafes ; Sandro Resende; e Susanne Themlitz. No seu conjunto, as obras apresentadas pretendem dar uma visão particular daquilo que foi a produção artística contemporânea nacional através da atividade desenvolvida em torno da Travessa da Ermida.
De acordo com a curadora, Catarina da Ponte, “não se trata de uma mostra retrospetiva, mas antes da apresentação de uma narrativa expositiva que releva temas e reflexões comuns a alguns dos artistas que apresentaram o seu trabalho na Ermida ao longo dos últimos oito anos”. A mostra está estruturada em cinco núcleos expositivos: Dialética, Interior, Tempo, Vicente e Edições.
No dia da inauguração, será também lançado o livro “O Arco da Ermida”, resultante do registo fotográfico das cerca de 50 obras de Arte Contemporânea que o arco setecentista da Ermida albergou no decorrer da programação deste espaço.
Ao longo de oito anos, a Ermida Nossa Senhora da Conceição – monumento setecentista destituído da sua função primordial de culto religioso – tem acolhido exposições dos mais importantes agentes e criadores da cena artística portuguesa, proporcionando o diálogo entre artistas, designers, curadores e entidades ligadas ao setor. Sendo um espaço, por excelência, dedicado à programação e à circulação das artes, o Projecto Travessa da Ermidatem levado a Arte Contemporânea a outros pontos do país, nomeadamente ao Convento de Cristo, em Tomar, onde recentemente realizou um ciclo de exposições. Contudo, esta é primeira vez que a Travessa da Ermida viaja para sul.
A mostra vai estar patente ao público de 16 de julho a 6 de novembro, no Centro de Artes de Sines, todos os dias, das 14h00 às 20h00 e aos sábados, domingos e feriados das 14h30 às 20h. A entrada é livre.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España