Descripción de la Exposición
A exposição “Traços livres: serigrafando histórias” é fruto da parceria entre a Pinacoteca e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), entidade vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. Sua proposta foi levar o trabalho e imagens artísticas do museu para dentro de algumas unidades prisionais do estado, além de fomentar a produção plástica de pessoas encarceradas e apresentar, dentro da Pinacoteca, essa produção, promovendo um diálogo entre essas duas realidades e seus públicos.
Para isso, foram realizadas 15 oficinas de serigrafia em uma unidade prisional masculina, de regime fechado, entre os meses de abril e junho de 2024. Os encontros contaram com 18 participantes, autores dos trabalhos apresentados.
Além da elaboração das serigrafias, os encontros contaram ainda com leituras de imagens de reprodução de obras de arte da coleção da Pinacoteca, como forma de refletir sobre a construção de imagens e suas intencionalidades.
A exposição apresenta os resultados das oficinas, por meio de uma serigrafia selecionada de cada participante, algumas delas acompanhadas de depoimentos dos autores, e do processo de elaboração dos trabalhos. Ela foi apresentada em duas unidades prisionais do estado e na Pinacoteca Luz a partir de 25 de outubro.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España