Descripción de la Exposición
Traços DU ZÉ na Mula Preta
O desenho sempre serviu como uma forma de me comunicar com as pessoas e expressar meus sentimentos e observações sobre os fatos
José Ricardo Basiches, arquiteto, desenhista e artista plástico, apresenta “Traços – DU ZÉ”, na Mula Preta, com 15 trabalhos inéditos em suportes diversos e algumas peças de seu acervo pessoal. A abertura é no dia 17 de novembro e fica até dia 23.
No início, os traços formais de Basiches foram formatados pela arquitetura e a necessidade de desenvolvimento de projetos. “Com o tempo, a necessidade de me comunicar fez com que buscasse formas de ‘soltar’ os traços. O desenho tentava se tornar mais livre, sem os vícios formais da arquitetura com a liberdade espacial que o papel em branco me oferecia”, diz o artista.
A fluidez do traço e o conforto que o grafite e o papel oferecem a Basiches como forma de expressão permitiram a ousadia da criação de uma tipografia própria. Seus pensamentos não necessitavam mais de interpretações; era possível redigi-los, apenas escrevê-los, mantendo sua reserva: ‘eu agora posso ‘falar’, com letras desenhadas com significados próprios e sensações do que estou vivendo, onde posso tratar de temas íntimos sem ficar exposto. Pessoalmente, ressignifiquei a utilização do traço, da linha, conseguindo unir o desenho à escrita”.
Em “Traços – DU ZÉ”, uma montagem interativa e dinâmica possibilita a apresentação de vários formatos, plataformas e desenhos, explorados em superfícies plurais. A possibilidade de criar com liberdade oferece uma nova possibilidade de sentir e ‘mostrar’ com prazer. Tornou-se um dínamo gerador de onde armazena uma série de novas energias vitais.
Com o transcorrer do tempo, chegar à conclusão de que o traço, o desenho, pode estar em qualquer local, fez com que os suportes se proliferassem em sua diversificação. Uma reação pessoal puramente orgânica do artista. “Tenho gostado muito dos resultados plásticos advindos dessas experiencias, nunca renunciando ao resultado estético da criação, não aleatório, mas com a mensagem transmitida na íntegra na forma pensada para o espaço disponível”, diz Basiches.
A exposição na Mula Preta conta com o apoio da Bellouchi Rug On, com tapetes assinados por Basiches, e da Colormix, com painel de revestimento também personalizado pelo artista.
“Estou em constante estado de aprendizado, aprimoração e criação.”
José Ricardo Basiches
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España