Descripción de la Exposición
Transatlántica combina três projetos: 'Plátanos con Platino', 'Braços Verdes Olhos Cheios de Asas' e 'Brazil: System error', e foi realizado entre 2016 e 2019 na América Latina, onde vivo e trabalho. Através deste corpo de trabalho, questiono as formas pelas quais a fotografia é utilizada para representar territórios, e procuro reprogramar a sua influência política na representação dos territórios. A partir de fotografias tiradas na floresta ('Plátanos con Platino' e 'Braços Verdes Olhos Cheios de Asas'), crio uma natureza que vai buscar as suas cores às linguagens estéticas da pop e do luxo. Ao fazê-lo, pretendo destacar o papel da fotografia na construção do imaginário e, ao mesmo tempo, tentar devolver a esses lugares o valor que eles perderam. Em 'Brazil': System Error ", imagens icónicas do Brasil recolhidas através de motores de busca são carregadas de mensagens políticas tão poderosas quanto contraditórias. As imagens muitas vezes estereotipadas, alegres e coloridas do país foram alteradas, inserindo no código de texto frases agressivas ditas por Jair Bolsonaro - o atual presidente do Brasil. Essa alteração digital (glitching) produz interferências visuais através das quais pretendo explorar a discordância entre os clichês tropicais, que muitas vezes caraterizam o Brasil, e os seus desvios mais assustadores, porém também servem para revelar a imagem deficiente do/no poder. As imagens de 'Transatlántica', foram produzidas utilizando a natureza tropical e especificidades territoriais da América Latina, e à primeira vista parecem convidar a desfrutar de viagens e exotismo. Mas o fascínio que elas podem induzir a uma primeira vista rapidamente parece suspeito - pois elas são de fato modificadas plasticamente ou até distorcidas. Através das visões exóticas e digitalmente distorcidas da América Latina, questiono a ideia da nossa representação mental coletiva de paisagens, que confronto com fatos concretos de foro político ou económico. 'Transatlántica' é uma tentativa de relatar o fracasso do capitalismo e os limites da nossa sociedade baseada na imagem.
Elsa Leydier nasceu em 1988 em França. Em 2012 após concluir os estudos em línguas, ingressou na École Nationale Supérieure de la Photographie em 2012. Após terminar o curso, mudou-se para o Rio de Janeiro, Brasil, onde vive e trabalha atualmente. No seu trabalho fotográfico, Elsa questiona a fotografia que é utilizada para representar espaços e territórios icónicos, e tenta representar esses mesmos espaços através de pontos de vista diferentes e de histórias alternativas. Elsa foi finalista do prémio Prix HSBC de fotografia em 2018, e premiada como Talento Emergente nos Prémios Dior Photo Award e no Maison Ruinart/Paris Photo Prize em 2019. O seu trabalho tem sido apresentado em diversas exposições internacionais de fotografia tais como, Les Rencontres Internationales de la Photographie (Arles, França), PHotoEspaña (Madrid, Espanha), Month of Photo Los Angeles (EUA), Festival Circulation(s), na Le Réverbère Gallery (Lyon, França), Chez Agnès b. e na Les Filles du Calvaire Gallery (Paris, França). Elsa teve também várias exposições a solo me Bogotá, São Francisco, Paris e Lyon. O seu trabalho é representado pela Intervalle Gallery em Paris.
Exposición. 17 sep de 2021 - 17 oct de 2021 / Maus Hábitos / Porto, Portugal
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España