Descripción de la Exposición
Transantiquity propõe um espaço de indagação sobre a forma como o legado da Antiguidade se manifesta na reflexão sobre o tempo contemporâneo. A exposição incide sobre a relação entre paradigmas culturais, políticos e filosóficos da Antiguidade e a obra de um conjunto de artistas cuja prática explora ideias de construção de identidades políticas, pessoais e naturais, em diversos territórios.
A ideia de que a Antiguidade pode constituir um património estático ou um repositório simbólico de princípios éticos e estéticos é hoje contrariada pela forma como é interpretada pelo discurso contemporâneo para nos confrontar com a nossa condição atual e pensarmos os caminhos de amanhã. Olhar e refletir sobre o passado como forma de pensar a fragilidade de um projeto político europeu que edifica a sua identidade sobre os mitos e princípios fundadores da cultura greco-romana.
Simultaneamente, a exposição questiona esses mesmos cânones ocidentais, propondo pensar a Antiguidade num mundo global em que se torna indispensável considerar outros discursos, filosofias e crenças.
Declinando-se num projeto que, por um lado, questiona a linearidade do Tempo enquanto veículo de construção de conhecimento e que, por outro, sugere uma leitura aberta e problematizadora de um desejo cíclico e transitório do “clássico”, Transantiquity perscruta o futuro possível a partir da interpretação (e reinvenção) das ruínas do nosso tempo e do tempo dos outros.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España