Descripción de la Exposición
A primeira exposição individual do artista plástico fluminense apresenta ao público carioca um conjunto de 23 trabalhos no Centro Cultural Correios. Com curadoria do também artista e crítico de arte Gilvan Nunes, a mostra, com visitação gratuita, acontece no período de 14 de dezembro a 24 de fevereiro de 2017.
Na sua trajetória artística, Jabim Nunes desenvolve pesquisas baseadas nos construtivistas russos e Mestres da Bauhaus. Sua criação apresenta paisagens arquitetônicas orgânicas, de cores limpas, com texturas e luminosidades que surgem de recortes de papel, resultando num construtivo social/urbano com experimentações cromáticas de novos pigmentos, na busca de estabelecer um diálogo entre a obra e o espectador.
Natural de Parati-RJ, Jabim Nunes tem uma jornada paralela entre a arte e a educação. Atuante no panorama educacional do Rio de Janeiro, ele acredita na educação de qualidade se alicerçada às linguagens artísticas. É um dos professores fundadores e idealizador do Núcleo de Arte Grande Otelo - espaço de extensão escolar - onde, há oito anos, propõe aos alunos investigações, experimentações e reflexões com finalização na criação artística.
Como arte-educador, seu objetivo tem sido o de despertar nos seus alunos a apreciação e o gosto pela arte, por meio de aulas-visitas a museus, centros e espaços culturais, além de entrevistas em ateliês de artistas da região como forma de valorizar as experiências no próprio contexto social. Nessas oportunidades a proposta sugere discussões e conhecimento sobre arte; formação de contempladores sensíveis e criativos; estímulo amplo do pensamento e ações que resultem na conscientização de um mundo melhor.
O reconhecimento do artista aconteceu no início de 2015. A expressividade do seu trabalho levou algumas de suas obras para exposições coletivas pela Europa e Estados Unidos, além de integrar os acervos do Consulado Geral do Brasil em NY e uma galeria finlandesa. Jabim Nunes vem participando de várias mostras coletivas no País, em especial no Rio de Janeiro.