Descripción de la Exposición
Trabalho do chão é constituído de uma exposição artística propriamente dita, de cunho instalacional, e de ações diversas de formação, interlocução e mediação elaboradas a partir dos principais temas e questões da exposição. A intervenção toma o tema transversal da domesticidade, apresentando-nos uma composição de “casa”, compreendida inicialmente como espaço organizado por móveis e suportes de madeira que definem ambientes relativamente privados, servem de anteparo e proteção para objetos menores e são passíveis de causar estranhamento para a percepção ordinária da ordem das coisas. Para o indivíduo que percorre trabalho do chão, poderá lhe parecer que o ambiente está em desordem, em função das posições inusuais e instabilidade dos objetos. Desordem e ordem são dois termos extremos, dentre os quais há uma gama de valores e ações diárias, umas mais visíveis do que outras, que nos esforçamos em agir e alcançar. O indivíduo é estimulado a pensar, comparativamente, entre essa dicotomia no que vê, presencialmente – desordem, instabilidade – e no que concebe como casa ideal (a ordem e a simetria das formas).
A casa é tomada como tema por meio do qual diversos saberes e ações se articulam, voltados à formação de diversos públicos, fora e dentro dos ensinos considerados formais. A instalação pretende ainda expor a fragilidade ou tensão dos limites entre o que nomeamos de espaço público e espaço privado, a instabilidade das coisas, confundindo também nosso velho imaginário sobre a casa ideal. Podemos ainda nos perguntar: quando um espaço íntimo estará finalmente organizado? Será o espaço íntimo um correlato do espaço interior de uma subjetividade? Como é a casa dentro do ser? Ela se espelha em seu habitat?
A exposição “Trabalho do Chão” conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 019/2018.
----------------------------------------
Cláudia França
Cláudia França é artista mineira, mas reside em Vitória desde 2016, atuando na UFES como Professora Associada de Desenho do Centro de Artes. É doutora em Artes pela Unicamp (Campinas, SP), mestre em Artes Visuais pela UFRGS (Porto Alegre, RS) e bacharel em Desenho e Escultura pela UFMG (Belo Horizonte, MG). Durante a exposição, haverá fala da artista e de membros convidados, sobre temas afins à domesticidade.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España