Descripción de la Exposición
O IMS Paulista apresenta a mostra “Thomaz Farkas, todomundo”. Protagonista da cena da fotografia e do cinema brasileiro, Farkas (1924-2011) completaria 100 anos em 2024.
A retrospectiva ocupará dois andares do centro cultural, reunindo cerca de 500 itens, entre fotografias, filmes, equipamentos e documentos. Além de apresentar a obra de Farkas, incluindo as várias fases de sua produção, a mostra exibe trabalhos de outros fotógrafos e cineastas que atuaram em colaboração com o artista, destacando a coletividade enquanto aspecto central de sua trajetória.
A curadoria é do cineasta e crítico Juliano Gomes, da curadora independente Rosely Nakagawa, parceira de Thomaz Farkas na fundação da Galeria Fotoptica, e de Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, com assistência de Alessandra Coutinho.
Thomaz Farkas nasceu em 1924, na Hungria, em uma família judia dedicada ao comércio de equipamentos fotográficos. Em 1930, mudou-se para São Paulo, onde seu pai havia aberto a loja Fotoptica, que mais tarde, com a participação de Farkas, tornou-se um importante ponto de encontro para debates sobre fotografia e cinema. Na década de 1940, formou-se engenheiro pela USP e integrou o Foto Cine Clube Bandeirante. Nos anos 1960 e 1970, engajou-se no cinema documental, dirigindo e produzindo filmes em viagens pelo interior do país. Sua trajetória inclui também a atuação enquanto empresário e articulador do campo cultural. A obra fotográfica de Farkas está sob a guarda do IMS.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España