Descripción de la Exposición
Michael Krebber (1954, Colónia, Alemanha) é um dos mais importantes artistas alemães das duas últimas décadas e um dos mais significativos e influentes pintores contemporâneos. Para além da influência exercida na cena artística de Colónia nas décadas de 1980 e 90, e de ter lecionado na Städelschule, em Frankfurt, Krebber colaborou frequentemente com Martin Kippenberger, Kai Althoff, Cosima von Bonin e Albert Oehlen. A sua abordagem à pintura, e à pintura abstrata em particular, continua a ser uma referência central na arte contemporânea. Salientando os aspetos materiais e conceptuais da disciplina, a obra de Krebber confronta as convenções do que é um quadro, desde o gesto e da composição até à sua disposição e exposição públicas. O seu interesse reside na contínua exaustão e renovação das tradições da pintura e o seu trabalho, profundamente enraizado na história do meio, aborda o "modo como figura e fundo, forma e formato, superfície e espaço, cor e objeto, moldura e parede, objeto e instalação, luz e lugar, matéria e referência, título e contexto, material original e material encontrado podem relacionar-se uns com os outros”. A obra de Krebber é caracterizada pelo jogo das qualidades pictóricas, pelo escrutínio das fronteiras de um quadro e pela tensão entre abstração e representação.
Embora Krebber tenha já realizado inúmeras exposições na Europa e nos EUA, o seu trabalho nunca foi mostrado em Portugal. A exposição em Serralves consistirá numa retrospetiva da sua obra desde os anos 1980, apresentando mais de 80 pinturas e desenhos de várias coleções privadas e institucionais, proporcionando uma perspetiva esclarecedora do contributo dado pelo artista à pintura contemporânea.
A exposição "Michael Krebber” é organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, em colaboração com a Kunsthalle Bern, Berna, e é comissariada por João Ribas, diretor adjunto e curador sénior do Museu de Serralves.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España