Descripción de la Exposición
Abre neste sábado, 29 de julho, das 13h às 17h, a individual de Thiago Honório na Capela do Morumbi, Museu da Cidade de São Paulo. Concebida especialmente para o espaço e contexto arquitetônico, Texto se propõe como segundo ato da exposição-processional Oração, realizada pelo artista entre maio e junho na Galeria Luisa Strina — também com curadoria de Ana Paula Cohen.
A construção do espaço da Capela é matéria constituinte da obra: ruínas remanescentes do período colonial, da antiga Fazenda do Morumbi, formam uma edificação de taipa de pilão integrada ao projeto do arquiteto modernista Gregori Warchavchik (1896-1972), de 1950. Em exposições anteriores, como Solo (2017) e roçabarroca (2020), Honório já havia trabalhado com a arquitetura de terra, com o vernacular, naqueles casos, a taipa de mão e o pau a pique.
A noção de “texto” considera as hipóteses e interpretações das ruínas que constituem a Capela do Morumbi: ora como sendo uma capela consagrada a São Sebastião dos Escravizados, ora como capela-sepultura destinada aos proprietários da Fazenda do Morumbi, ora, ainda, como as ruínas de um paiol. Entre natureza viva e natureza-morta, paiol, capela e sepultura, Texto deixa as camadas de histórias e memórias em suspenso, questionando simbolicamente as funções e usos deste espaço.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España