Descripción de la Exposición
A Galeria Superfície tem o prazer de convidar para a abertura da exposição “Território Gravado”, primeira individual da artista mineira Lotus Lobo, nova artista representada pela Galeria Superfície. Com curadoria do professor e artista visual Marcelo Drummond, a mostra abriga obras da década de 1960/1970, bem como obras de sua produção mais recente, 2019.
No decorrer dessa vasta produção, Lotus Lobo constituiu um importante acervo de pedras litográficas, matrizes em zinco e embalagens em folha de flandres provenientes da Estamparia Juiz de Fora, Minas Gerais, décadas de 1930-1960. Nesses suportes, apresentam-se desenhos de antigas marcas de produtos alimentícios: manteiga, balas, biscoitos, fumo e banha. Tal acervo serviu, significativamente, como repertório iconográfico na produção de obras de diversos períodos de sua trajetória artística. Tais experiências, inauguradas nos anos 1970, foram seminais na construção discursiva da artista e ainda reverberam na sua produção contemporânea.
Na sua carreira artística, merecem destaque sua participação na X Bienal de São Paulo [1969], quando recebe o Prêmio Itamaraty ao exibir três objetos-gravuras manipuláveis pelo público e, ainda, na emblemática exposição “Do corpo à terra”, organizada pelo crítico de arte Frederico Morais, ocorrida no Parque Municipal de Belo Horizonte [1970].
Na exposição “Território Gravado”, serão expostos exemplares da notória série Maculaturas (1970), bem como obras da série da Estamparia Litográfica (2016), composta de impressões litográficas em caixas de papelão, papel cartão, papel de embrulho e reuso de embalagens de produtos atuais.
A mostra instaura um Território Gravado e se torna, assim, uma oportunidade de encontro com a trajetória desta artista brasileira que contribui a 55 anos para resgatar, conservar e reescrever, de modo particular, a história da linguagem litográfica, seus modos e meios expressivos, em pleno diálogo com processos contemporâneos.
Actualidad, 09 sep de 2019
#loquehayquever en Brasil: ciclo feminista en el MASP
Por Paula Alonso Poza
Cada año, el MASP presenta un ciclo temático de exposiciones con varias propuestas para la temporada. ‘Histórias das mulheres, histórias feministas’ es el nombre del programa más reciente, que apuesta por sendas muestras de arte ...
Exposición. 10 sep de 2019 - 10 nov de 2019 / Galeria Superfície / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España