Descripción de la Exposición
A partir do dia 3 de abril, o Centro Cultural TCU em Brasília apresenta a exposição “Terra Concreto”, que reúnes as obras inéditas de Adriana Vignoli, César Becker e Matias Mesquita, três artistas visuais que moram e produzem em Brasília e que têm na escultura uma de suas principais linguagens de trabalho. Com curadoria de Renata Azambuja, mais que uma mostra coletiva, a exposição busca ser um espaço de diálogo conceitual e formal entre a produção dos três artistas. Com entrada gratuita e livre para todos os públicos. A mostra ocupará a Galeria Marcantonio Vilaça até 13 de setembro de 2024. A visitação mediante agendamento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. O Centro Cultural TCU fica no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, Brasília – DF. Telefone (61) 3316-5327.
A curadora Renata Azambuja ressalta que “Terra Concreto” reúne três escultores com pesquisas poéticas muito singulares, mas que se aproximam, nesta exposição, por seus trabalhos desenvolvidos em torno dos materiais terra e concreto. “Para além de suas propriedades materiais, relaciona-se também com Brasília”, afirma a curadora. “Portanto, há um pensamento espacial que acontece e ocorre a partir da combinação entre a vivência de cada um dos artistas na cidade junto a suas pesquisas poéticas. A exposição pretende revelar essa situação em que estão agregadas as relações entre os artistas, a atenção aos materiais e ao espaço”, sentencia a curadora.
A respeito da produção dos artistas, Renata Azambuja estabelece linhas possíveis de diálogos com as obras apresentadas na mostra. Veja a seguir.
Adriana Vignoli vem traçando um caminho que a aproxima cada vez mais do universo natural, buscando também uma interação do público com as suas obras. Há muito de sensorial em sua proposta de trabalho. Percebe-se que há uma hibridização entre o conhecimento adquirido durante seu percurso, que ela continua adotando, como o uso de esferas e outros volumes milimetricamente arquitetados e a vontade de adentrar a esfera ambiental, tudo isso tendo a fundição como um meio que, para a artista, leva a processos de transmutação da matéria. Como Adriana diz, ela nutre a florestação em seu processo escultórico: um processo de retroalimentação entre diferentes seres vivos e suas falibilidades, onde orgânico vive com o inorgânico, onde o crescimento convive com a destruição. Além do concreto, Vignoli usa aço e latão.
A pesquisa de César Becker em torno da escultura perpassa todas as etapas de sua trajetória desde estudante universitário. Do interesse pelos suportes e técnicas, o artista passa a se debruçar sobre a potência do material e a suas possibilidades expansivas, retráteis, aéreas e terrestres. Há também interesse pela articulação da matéria com o espaço, do lugar como escultura. César se pergunta: Se o espaço é também matéria, qual a fronteira entre o corpo e o espaço? Uma montanha, uma rocha, um vale é uma escultura? Como participa, desse processo, de um corpo que percorre seus corredores, grutas e escala seus paredões? Poderia o deslocamento, como experiência do espaço, ser produtor de uma experiência escultórica?
Matias Mesquita investe no concreto como material basilar. Porém, ao concreto somam-se outros materiais e uma pesquisa em torno de maneiras de apresentar o concreto. O artista volta-se para a investigação das possibilidades que existem quando materiais ordinários são combinados com o exercício inventivo e construtivo da escultura. Para a exposição Mesquita desenvolve suas ideias com o intuito de relacionar o urbano com o meio natural, com o cerrado, com a matéria bruta. Combinações que propõem a reflexão acerca da instabilidade e da ruína, do equilíbrio tênue entre realidades. Coisas que interferem umas nas outras.
Renata Azambuja ressalta que é essencial que se leve em consideração as demandas construtivas próprias do escultórico. “Todos os três artistas lidam com processos que envolvem a experimentação, o erro e o acerto, mesmo que haja uma grande dose de planejamento investida, fato que integra o processo de trabalho”, completa a curadora. Além das obras dos artistas, a mostra contará com um documentário, com carga poético-visual produzido pelos artistas visuais e videomaker Lino Valente e fotos dos artistas em processo de produção de suas obras e seus trabalhos realizados pelo fotógrafo Diego Bresani. A expografia é assinada pelo Atelier Paralelo.
Sobre os artistas
Adriana Vignoli vive e trabalha em Brasília. A artista pesquisa a escultura contemporânea a partir de deslocamentos na paisagem. Interessa a ela temas que se relacionam com a biologia, a antropologia vegetal e a arquitetura. Em 2023, Adriana participou de residência artística no Sertão Negro em Goiânia. Foi artista selecionada para a residência artística internacional do Pivô em São Paulo e recebeu o Prêmio Nacional Marc Ferrez de Fotografia da FUNARTE em 2021. Em 2019, realizou a exposição coletiva internacional na Fundación Klemm, Buenos Aires. Participou da residência artística Eixo do Fora em Olhos D´água, GO, em 2017. Em 2016, foi indicada para o Prêmio PIPA. Recebeu o Prêmio Nacional da FUNARTE de Arte Contemporânea, 2015. Morou em Berlim entre os anos 2013 e 2015 e expôs na Nassauischer Kunstverein de Wiesbaden e na Hochschule für Bildende Künste Dresden (HFBK). A artista integra coleções privadas e públicas no Brasil.
César Becker é formado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, mestre em Poéticas contemporâneas e doutor na linha de Deslocamentos e espacialidades do programa de pós-graduação das artes visuais da UnB. Atualmente é professor de escultura da Universidade de Brasília.
Matias Mesquita desenvolve trabalhos híbridos, nos quais a materialidade da obra subverte convenções plásticas comuns, num processo em que a força escultórica e a tradição pictórica se encontram. Para o suporte pictórico, o artista trabalha uma arquitetura que combina materiais brutos como concreto, barro, estruturas em metal e escombros de ruínas urbanas. Já a pintura, parte do seu interesse pela fração do tempo, o instante capturado pelo olhar durante a contemplação cotidiana. Vive e trabalha em Brasília desde 2013. Realizou exposições individuais em diversas galerias do Brasil, como A Gentil Carioca e Zipper Galeria, sendo sua última exposição, Mundos Concretos, Líquidos e Gasosos, em 2022, na Casa Albuquerque Galeria de Arte. Em 2020, recebeu o prêmio Arte como respiro: Artes Visuais do Itaú Cultural. Vive e trabalha em Brasília.
Sobre a curadora
Renata Azambuja é historiadora da arte, curadora e arte-educadora. Licenciada em Artes Plásticas pela UnB, Mestre em Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea pelo City College/City University of New York e doutora em Teoria e História da Arte pela UnB, realizando uma pesquisa em torno dos modos de produção de conhecimento da curadoria, tendo a residência como foco. É professora da SEEDF desenvolvendo, atualmente, ações sobre Educação Patrimonial nos Territórios Culturais.
Sobre o Centro Cultural TCU
As ações promovidas pelo Centro Cultural TCU oferecem a estudantes e ao grande público importantes oportunidades de acesso à história, à arte e a outras formas de manifestação cultural. As exposições são atendidas pelo Programa Educativo do CCTCU, que promove a interação de alunos, professores e demais visitantes com o conteúdo expositivo para compartilharem suas experiências e pontos de vista. As atividades culturais do CCTCU também têm a aptidão e o propósito de explicar a importância do papel do Tribunal de Contas da União e de aproximá-lo dos cidadãos, a quem já se dedica em sua missão institucional de aperfeiçoamento da administração pública em benefício da sociedade.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España