Descripción de la Exposición
A partir do dia 13 de Novembro, visite a exposição “Tendo em linha de conto os tempos atuais | Jean-Luc Godard – Obra plástica” na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
Pela primeira vez, apresenta-se o percurso de Jean-Luc Godard enquanto criador de imagens fixas, desde a sua infância até 2022. Grande parte das obras visuais de Godard (pinturas, desenhos, cadernos, imagens digitais), nunca foram mostradas antes.
O título da exposição, Tendo em linha de conto os tempos atuais, provém do plano 15 de Film annonce du film 'Drôles de Guerres' (1er tournage) [Trailer do filme que nunca existirá “Guerras de Mentira”] (2022). “Tratava-se de deixar de confiar nos milhares de milhões de ditames do alfabeto, a fim de devolver a liberdade às incessantes metamorfoses e metáforas de uma verdadeira linguagem, regressando aos locais de filmagem do passado, mas tendo em linha de conto os tempos atuais”. A sobreposição entre “conto” e “ter em conta” combina fabulação e exatidão, imaginação e descrição, invenção e atenção, em suma, as exigências e os recursos do cinema face ao real.
Em 1993, Jean-Luc Godard quis encontrar-se com Manoel de Oliveira para uma ampla entrevista publicada no jornal Libération, destacada na primeira página de 4 e 5 de setembro. Nela, Oliveira pronuncia uma frase que, desde então, assombraria os filmes de Godard e o mundo cinéfilo: “É, aliás, disto que gosto em geral no cinema: uma saturação de signos magníficos banhados na luz da sua ausência de explicação.” Em 1998, Manoel de Oliveira dedica um poema a Jean-Luc Godard, Cão amarelo, que termina com estas linhas: “um cinema sem par / chamado Godard”. Estas trocas literárias culminariam num diálogo entre filmes, já que Film Socialisme (2010) de Jean-Luc Godard pode ser visto como uma resposta a Um Filme Falado (2003) de Manoel de Oliveira.
Exposição organizada pela Fundação de Serralves – Casa do Cinema Manoel de Oliveira, com curadoria do coletivo Ô Contraire! para a Fondation Jean-Luc Godard (Fabrice Aragno, Jean-Paul Battaggia, Nicole Brenez e Paul Grivas).
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España