Descripción de la Exposición
A Galeria do Ateliê da Imagem inaugura na próxima Sexta Livre, dia 23 de setembro, às 19h, a exposição TEMPO IMPROVÁVEL, de Francisco Moreira da Costa, único brasileiro a utilizar a técnica original da daguerreotipia ao lado dos cerca de 50 daguerreotipistas contemporâneos em atividade no mundo inteiro. Curadoria de Marcia Mello.
Segundo Marcia Mello,, o trabalho de Francisco Moreira da Costa, "não leva o observador a traçar paralelos possíveis com outras produções artísticas no primeiro contato travado com sua obra. Mas, num sobressalto, somos tomados pela poesia de Manoel de Barros, as imagens intimistas de Josef Sudek, o universo particular de Cora Coralina, as sutilezas de Morandi, o formato diminuto de Yamamoto... "
A exposição é composta por 20 daguerreótipos, 20 impressões em papel metálico, vídeo e objetos.
Francisco Moreira da Costa é carioca e recebeu em 2004 o Prêmio Aquisição no Salão Arte Pará, passando a fazer parte do Acervo da Fundação Rômulo Maiorana. Em 2005 participou da Coletiva: O Brasil, da Terra encantada a Aldeia Global com curadoria de Denise Mattar no Palácio do Itamaraty em Brasília. A partir de 2014 seus daguerreótipos passam a integrar o portfólio da Galeria Fass de São Paulo e vem participando das últimas edições do SP/Arte Foto. Em dezembro de 2015 faz sua primeira exposição de daguerreótipos, A Placa Mágica, na Galeria Fass em São Paulo. No Rio de Janeiro, é representado pelo escritório TEMPO de fotografia.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España