Descripción de la Exposición
Autor de projetos arquitetônicos em diversas cidades europeias, Serguei Tchoban (Leningrado, atualmente São Petersburgo, 1962) tem o desenho como uma forma de reflexão sobre contextos urbanos contemporâneos e futuros. O artista atualiza o legado do arquiteto e gravurista italiano Giovanni Battista Piranesi (Mogliano Veneto, 1920 – Roma, 1778), conhecido pela dedicação ao desenho de monumentos italianos, da Antiguidade e do período Barroco. Em várias obras desta exposição, Tchoban, que coleciona desenhos de arquitetura, imagina estruturas futuristas a partir de gravuras de Piranesi. Em 2013, ele criou a Fundação Tchoban, sediada no Museu do Desenho Arquitetônico, em Berlim, com o objetivo de incentivar o interesse por este tipo de obra.
Como arquiteto, Tchoban é conhecido pelo uso de materiais e tecnologias de ponta, bem como pelas soluções ambientalmente sustentáveis. Seus desenhos mostram edifícios contemporâneos, por vezes de aparência fantástica, convivendo com prédios históricos em Berlim, Moscou ou em cidades ucranianas recentemente destruídas. Com uma linguagem gráfica que remete ao universo das histórias em quadrinhos, suas visões de futuro têm um caráter distópico. Seus desenhos mostram pessoas se deslocando entre construções monumentais, de forma regrada, numa atmosfera soturna e opressiva.
Ao apresentar Serguei Tchoban: tempo espelhado, o MAC USP ratifica seu interesse pelo pensamento crítico sobre as relações entre arte e arquitetura, bem como sobre a arte do presente e a arte do passado.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España