Descripción de la Exposición
A 16 de março Lisboa acolhe duas estreias: uma exposição individual do artista norte-americano David Hammons, que apresenta Ted Joans: Exquisite Corpse, e a primeira apresentação pública mundial desta obra de Ted Joans, realizada entre 1976 e 2005 e na qual participou, entre outros, Mário Cesariny.
Inspirado num jogo criado pelos surrealistas franceses por volta de 1925, o poeta Ted Joans (1928-2003) iniciou, em 1976, o projeto coletivo Long Distance Exquisite Corpse. Dobrando uma folha de papel várias vezes, cada participante criou uma imagem, deixando uma linha na dobra para o participante seguinte ligar a sua. Os trabalhos artísticos que daí resultaram seguem, geralmente, uma lógica humorística ou confrontante. Explorando noções surrealistas do inconsciente, as obras vivem na tensão entre o colaborativo e o individual, o consciente e o acaso, o desenho e o objeto.
Ao longo dos anos, Joans viajou pelo mundo pedindo a artistas e escritores - incluindo surrealistas europeus, escritores nigerianos e sul-africanos, poetas e músicos de jazz americanos, pintores e intelectuais mexicanos - para adicionar um desenho ao projeto engenhosamente criado em forma de acordeão, a partir de um vulgar papel contínuo de computador.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España