Descripción de la Exposición
Na história da arte, pinturas de corpos quase sempre serviram para reforçar, com viés assumidamente didático, padrões de gênero, estética e comportamento. O pintor Fefa Lins vem se destacando no circuito das artes plásticas nacionais ao trazer autorretratos que rompem com essas vigilâncias hegemônicas sobre os corpos, trazendo visões não binárias em relação ao gênero e uma afetividade não heteronormativa de sexualidade. Entre a tradição e a ruptura, está a tecnologia. Fefa conquistou público, inicialmente, através das redes sociais e agora irá estrear a sua primeira exposição individual, Tecnologias de Gênero, com curadoria de Aslan Cabral, que fica em cartaz na Galeria Amparo 60, no Recife, entre 29 de abril a 28 de maio.
A mostra, que faz parte do projeto Mirada, uma parceria da galeria com a SpotArt, ocupa a primeira sala da galeria, reunindo obras de 10 x 10 até 1,5m. Para quem já conhece os trabalhos do artista pelas redes, será uma oportunidade de experienciar essas telas presencialmente e em conjunto.
Confira abaixo o texto curatorial da mostra, por Aslan Cabral e Fefa Lins:
Tecnologias de gênero, primeira individual do artista, apresenta 21 obras que trazem a pintura mais uma vez para o centro da discussão artística contemporânea.
De maneira inovadora, aqui o poder hegemônico e ancestral da pintura figurativa serve agora às investigações sobre a diversidade e possibilidades de corpos e sexualidades localizados fora das normas sociais estabelecidas em nossa sociedade ocidental colonizada. Tendo como ponto de partida a reflexão sobre afetos e desejos, a obra do artista materializa investigações intimamente ligadas à sua vivência enquanto pessoa dissidente do sistema sexo-gênero.
Por meio de pinturas, serigrafias e escritos, o artista abre fendas que nos permitem acessar fragmentos de intimidades de um universo não apenas anormal, mas excluído das narrativas dominantes na história da arte. As obras colocam em evidência experiências que têm sido sistematicamente enclausuradas e mantidas longe dos olhares públicos, como a desobediência tomboy, a melancolia lésbica, a libidinosa broderagem transmasculina, as frustrações das feminilidades impostas e a impossibilidade da masculinidade ideal.
O título da exposição Tecnologias de Gênero tem como inspiração o trabalho de Teresa de Lauretis, que, a partir da linha foucaultiana, defende tecnologia enquanto um instrumento de produção de subjetividades, aliada aos discursos e relações de poder. A “tecnologia do gênero” então é responsável por produzir sujeitos binários – homens e mulheres, meninos e meninas – através de técnicas, procedimentos, práticas e discursos.
Título e obras da exposição guiam para discussões sobre campos transversais que influenciam diretamente nos rumos das culturas da humanidade. A investigação dentro do campo da pintura figurativa é inevitavelmente posta em diálogo com os milhares de anos de tradição dessa arte. que tem sido historicamente utilizada como ferramenta de ostentação, controle de corpos e territórios, mídia, tecnologia de transgressão e mudança de perspectivas.
Tomando frente à contemporaneidade dos gêneros artísticos da pintura figurativa com quem dialoga, não coincidentemente a obra do artista vai de encontro às questões e tecnologias presentes na história. Com essa exposição, os meios da arte e das coleções são guiados para fora dos campos de discriminação, controle, estigmatização e violência que recai sobre essa nova vanguarda.
Celebramos com esse evento a sorte de termos em nosso time um artista com a técnica, o foco e a singularidade de Fefa, que é, sobretudo, um pintor ultrapaixonado pelas possibilidades de umas das vertentes mais tradicionais do mundo, a pintura a óleo.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España