Descripción de la Exposición
nspirada pelas influências do construtivismo brasileiro, Paula apresenta nessa exposição a fotografia como construção e não como representação.
Após longas caminhadas pelas ruas de Lisboa, em Portugal, a artista escolhe recortes da arquitetura da cidade e começa a estudá-los enquanto forma, cor e luz.
As imagens capturadas pela lente da artista ocorrem em um exato momento no qual não se repetirão, revelando uma nova leitura da imagem com cores vibrantes, sombras e texturas, que são apresentadas em forma de polípticos com fotos de 15 x 15 cm cada.
O trabalho é pensado para tirar o espectador da zona de conforto e estimular o cérebro a desvendar a nova composição da imagem.
Paula, desenvolve um processo aparentemente antagônico, pois ao passo que limita o enquadramento, desconstrói os limites arquitetônicos, incluindo aos poucos, elementos emprestados de prédios vizinhos, sombras, telhados e paredes, estendendo a compreensão do que é aquele edifício, borrando os limites.
Assim, algo novo é criado, há uma ilusão, uma distorção da percepção, a matéria se funde, as sombras se intensificam e a luz desvenda possibilidades, revelando a profundidade das relações. Cores que sugerem movimento, múltiplos planos criando dimensões através da distância, linhas que concomitantemente se unem e se separam, como um caleidoscópio que gera uma imagem surreal, conduzindo o olhar a participar deste jogo de imaginação, ressignificar um caminho já conhecido.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España