Descripción de la Exposición
A inauguração do Espaço Projeto acontece a 2 de março com trabalhos do artista húngaro Tamás Kaszás (Dunaújváros, 1976) e do Ex-Artist’s Collective, um coletivo que junta os artistas Tamás Kaszás e Anikó Loránt (Székesfehérvár, 1977).
Tamás Kaszás tem desde 2003 desenvolvido trabalho na área da instalação, desenho e vídeo, explorando os conceitos de utopia -a partir de uma reflexão sobre as utopias modernistas-, de imaginação ecológica e de auto-antropologia. As suas obras convocam simultaneamente a linguagem moderna e a «ciência popular», a partir de uma dimensão alargada (e dilatada) do tempo, que cruza um futuro iminente, a memória de um tempo presente e a história longa do passado (com os seus artefactos, signos e símbolos).
Tamás propõe um conjunto de trabalhos que, partindo de um futuro cenário de colapso ecológico, social e económico, dão corpo à criação de uma ficção que reafirma os valores da criatividade, da resistência e da autonomia, imaginando os objetos, as práticas e as estratégias de um novo futuro alternativo. Um dos projetos emblemáticos desta projeção ficcional de um outro futuro é Famine Food que, iniciado em 2011, se apresenta tanto como um espaço de partilha de estratégias alternativas no campo da alimentação, como um espaço funcional de «produção» de alimentos.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España