Descripción de la Exposición
A inauguração do Espaço Projeto acontece a 2 de março com trabalhos do artista húngaro Tamás Kaszás (Dunaújváros, 1976) e do Ex-Artist’s Collective, um coletivo que junta os artistas Tamás Kaszás e Anikó Loránt (Székesfehérvár, 1977).
Tamás Kaszás tem desde 2003 desenvolvido trabalho na área da instalação, desenho e vídeo, explorando os conceitos de utopia -a partir de uma reflexão sobre as utopias modernistas-, de imaginação ecológica e de auto-antropologia. As suas obras convocam simultaneamente a linguagem moderna e a «ciência popular», a partir de uma dimensão alargada (e dilatada) do tempo, que cruza um futuro iminente, a memória de um tempo presente e a história longa do passado (com os seus artefactos, signos e símbolos).
Tamás propõe um conjunto de trabalhos que, partindo de um futuro cenário de colapso ecológico, social e económico, dão corpo à criação de uma ficção que reafirma os valores da criatividade, da resistência e da autonomia, imaginando os objetos, as práticas e as estratégias de um novo futuro alternativo. Um dos projetos emblemáticos desta projeção ficcional de um outro futuro é Famine Food que, iniciado em 2011, se apresenta tanto como um espaço de partilha de estratégias alternativas no campo da alimentação, como um espaço funcional de «produção» de alimentos.