Descripción de la Exposición
Neste sábado, das 11 às 17h, a Vermelho inaugura Take 3, a 7ª exposição individual de Chiara Banfi na galeria. Durante o período da exposição, no dia 17 de maio, a Vermelho completa 20 anos de atividade.
Em Take 3, Chiara Banfi apresenta dois novos desdobramentos de sua pesquisa em torno do som, da música e de meios de reprodução musical. Banfi cria objetos a partir da materialidade, das simbologias e das culturas presentes em instrumentos e partituras musicais.
Em Elza, discos de vinil prensados com resíduos de vinis e polímeros coloridos criam 100 discos-pintura únicos, que trazem uma gravação inédita de Elza Soares cantando Aquarela do Brasil (1939) de Ary Barroso. Em 2012, Elza gravou três takes da música para o disco Sonzeira - Brasil Bam Bam Bam, dos produtores Gilles Peterson e Kassin. A gravação que Banfi escolhe para a obra é a “take 3” dessa sessão, que, para os produtores, era emocional demais para ser usada no projeto.
Desde o início de sua carreira, Chiara Banfi explora estruturas sonoras, articulando desde músicas populares a sons extraídos da natureza. Hoje sua pesquisa inclui instrumentos musicais, seus componentes, discos de vinil e seus invólucros. Para a artista, esses objetos sempre foram alvo de admiração e desejo
Em Cases (2022) Banfi constrói objetos que preveem o acondicionamento, transporte e proteção para um único disco de vinil. No entanto, só há ali a memória desses objetos e suas diferente possibilidades sonoras, dadas por materiais e cores que sugerem ritmos diferentes para cada obra.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España