Descripción de la Exposición
A LURIXS: Arte Contemporânea tem o prazer de anunciar a abertura de Symbola, individual de Heberth Sobral, com curadoria de Christiane Laclau, no dia 31 de março, a partir das 17h, em sua sede no Leblon. A mostra reúne uma seleção de obras recentes do artista: uma bandeira em grande escala, instalada na fachada do prédio, é prelúdio para 100 pinturas inéditas que compõem a série Ações, I.P.O 2; totens e cipós apresentados no térreo da galeria até 21 de maio de 2022.
Fundamentado nos princípios de simplicidade e funcionalidade da Bauhaus, Sobral opera uma engenharia reversa e se apropria de elementos – braços, olhos, cabelos e sorrisos – de um brinquedo da infância, o Playmobil, para criar uma linguagem visual que dialoga com o equilíbrio geométrico do construtivismo russo.
O colorido das fachadas africanas da etnia Ndebeles e o simbolismo sincrético de Rubem Valentin também aparecem como referência na produção do artista, sobretudo na série de pinturas I.P.O, as quais resultam de uma exploração das semelhanças entre o mercado de arte e o mercado financeiro. Sobral avalia que ao adquirir o trabalho de um artista, um colecionador está, na verdade, comprando uma participação no “negócio” do artista. Desta observação surge a ideia de criar um projeto de dez IPOs que serão exibidos em várias partes do mundo. Cada colecionador poderá comprar de 1 a 100 ‘cotas’, iniciando um jogo de trocas e substituições em que, modificando a disposição das obras, será possível criar outras completamente novas.
“Quando Heberth transforma em objetos tridimensionais os quatro elementos visuais básicos e incorpora o neoconcretismo de Lígia Clark e Oiticica, numa espécie de “Você Decide” escultórico, convida o espectador à interação com sua obra e propõe a abstração da percepção intelectual em favor de uma Gestalt lúdica.” observa Laclau. “Heberth Sobral nos encanta estética e conceitualmente com um olhar puro, simples e inventivo sobre o que poderia, inadvertidamente, parecer com um recorte da visão do banal. Longe disso, há simbologia por toda parte.” conclui a curadora no texto produzido para a ocasião.
Symbola é uma oportunidade de entrar em contato com a obra de Heberth Sobral, através da qual o artista busca questionar temas polêmicos do cotidiano, baseando sua pesquisa artística em dois elementos principais: jogo e cor.
Heberth Sobral
Nascido em Minas Gerais em 1984, o mineiro Heberth Sobral sempre se interessou pelas artes plásticas e hoje se tornou um artista que coloca em discussão temas polêmicos do cotidiano. Iniciou sua carreira artística quando fez um curso de fotografia que o levou a ser convidado por Vik Muniz para trabalhar como seu assistente. Heberth desenvolve projetos próprios nos quais utiliza como suporte pinturas de azulejos, desenhos, cédulas e bonecos para construir sua própria linguagem, sempre voltada para a representação de memórias cotidianas. Onde aborda temas de comportamento, pensamentos e ações realizadas por meio de uma cultura. Sempre fazendo algo presente na vida de todos, a ideia do artista é levar o espectador para dentro de sua obra por meio de uma memória.
LURIXS Arte Contemporânea
Fundada em 2002 por Ricardo Rego, a LURIXS Arte Contemporânea se situa no Rio de Janeiro. Ao longo de seus 14 anos, num casarão preservado, no bairro de Botafogo, a galeria organizou quase 50 exposições, mantendo-se na vanguarda da cena artística do Rio de Janeiro ao promover uma mescla de nomes históricos, como Hélio Oiticica, François Morellet e Geraldo de Barros, Lygia Clark, Lygia Pape, entre outros, e artistas contemporâneos, como José Bechara, Raul Mourão e Elizabeth Jobim.
Em 2017, quando passa a funcionar no Leblon, num espaço especialmente concebido e projetado para ser uma galeria, a LURIXS dá início a uma nova etapa em sua trajetória. Com projeto arquitetônico de Miguel Pinto Guimarães, o prédio de quatro andares e 500 metros quadrados – na rua Dias Ferreira, 214 – conta com dois espaços expositivos, uma reserva técnica, além de escritórios. No novo endereço, a galeria mantém o compromisso de apresentar um intenso programa, alternando exposições com obras contemporâneas e mostras concebidas a partir de seu potente acervo, que tem como principal eixo os movimentos Concreto e Neoconcreto e os desdobramentos que derivam dessa forte tradição, reconhecida e admirada no Brasil e internacionalmente.
Atualmente, a LURIXS representa os artistas históricos Hélio Oiticica, Geraldo de Barros e Luciano Figueiredo e um time de nomes contemporâneos: Amalia Giacomini, Coletivo Muda, Elizabeth Jobim, Gustavo Prado, Hildebrando de Castro, José Bechara, Manuel Caeiro, Mauricio Valladares, Paulo Climachauska, Raul Mourão, Valdirlei Dias Nunes e Vicente de Mello. O acervo da galeria inclui ainda trabalhos de artistas consagrados como Judith Lauand, François Morellet, Cildo Meireles, Lygia Pape, Lygia Clark, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, entre outros.
Para promover a difusão da arte brasileira e dos artistas representados, a LURIXS também desenvolve consistente atuação institucional, buscando o intercâmbio de obras com prestigiadas instituições. Assim, a galeria mantém diálogo constante com colecionadores, críticos e curadores para apresentar os trabalhos dos artistas que representa, buscando inseri-los em coleções de renome. Atualmente, há obras de seus artistas em importantes acervos públicos e privados, tanto do Brasil quanto de outros países. A galeria também participa anualmente de feiras, como a SP-Arte e a ArtRio.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España