Exposición en Coimbra, Portugal

Sustentável Leveza

Dónde:
Galeria Sete / Av. Dr. Elísio de Moura, 53 / Coimbra, Portugal
Cuándo:
09 mar de 2010 - 07 abr de 2010
Inauguración:
09 mar de 2010
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Sustentável Leveza Este conjunto de quatro obras apresentado na Casa Municipal da Cultura de Coimbra foi sendo constituido a partir de uma peça central e inicial, intitulada “Um sopro”, de Rui Chafes. Depois, as outras peças, sem qualquer ligação entre si, relacionam-se com ela, pelo menos no universo do coleccionador que as juntou. Essa relação não é só do ponto de vista do elo formal que é a esfera ou a sua representação, mas do ponto de vista da simbologia da evidenciação do peso, da leveza, do esforço, da transcendência libertadora ou da paradoxal suspensão. Mas a leitura e as sensações despertadas competem sobretudo ao espectador, que lê a obra de arte segundo as suas próprias emoções. Assim, a própria leveza de “Um sopro”, é uma extraordinariamente bem conseguida síntese da ilusão que a escultura sempre buscou: a de suprimir o peso inerente ao material e ser quase animada pelo espiritual, viver ... num estado (ilusório) de suspensão viva, de uma sustentável leveza. Acerca da criação de ilusão, o mesmo se pode passar com a obra de Luis Noronha da Costa, na qual o espaço sugerido, que se abre para além e que não conseguimos percepcionar totalmente, é marcado por uma elevação e um distanciamento de um elemento que quase parece continuar a escultura anteriormente referida. Relativamente a “Retain- da série Under Current”, de Pedro Pascoinho, a lógica parece ser um estado latente de ascenção, retida contudo por uma forma/corpo que a condiciona. Esta prisão parece ter uma ligação à terra através das palhas, simbologia que deixa imaginar o propósito do objecto esférico para se tornar ele, para se libertar do seu corpo e ascender, como seria da sua natureza material de balão. Algo idêntico pode sugerir a pintura de Carlos Seabra, onde o esforço para a leveza e a relação humana com ele, a sustentação que não esconde o processo de empenhamento que é a metáfora da vida humana: crescer em esforço, cair e recomeçar, sempre a conseguir e sempre a sustentar a leveza com a dificuldade.

 

 

Entrada actualizada el el 19 feb de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
20 jul de 2024 - 13 jul de 2025

Institut Valencià d’Art Modern (IVAM) / Valencia, España

Formación
24 oct de 2024 - 25 oct de 2024

Centro Botín / Santander, Cantabria, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones