Descripción de la Exposición
No próximo dia 14 outubro, a partir das 17h, inaugura a exposição "Sustainability everyday" da artista plástica Sofia Leitão, no Espaço Camões da Livraria Sá Costa.
Esta exposição apresenta um conjunto de trabalhos, das séries Grutas e Sustentabilidade Natural, realizados entre 2019 e 2021.
Com uma paleta cores vivas e variações de luz Sofia Leitão, recorrendo à utilização de materiais reciclados e técnicas de assemblage, aguarela, acrílico, guache e tinta da china sobre papel, explora com mestria as formas, relevos e texturas, conferindo dinãmica e tridimensionalidade às suas obras.
Sofia Leitão
Sofia Leitão (n. 1971), nasceu em Londres onde estudou arte. Vive e trabalha em Lisboa nos seus dois estúdios. Artista plástica que trabalha essencialmente com pintura contemporânea, Artista laureada em prémios de pintura internacionais, tem realizado permanentemente exposições individuais e coletivas em todo o mundo há mais de 27 anos. A sua obra faz parte de coleções públicas e privadas.
O seu trabalho é marcado por um elevado domínio de cor, contraste e textura aliado à instigação do sentido escultural da pintura. Sofia tem uma forma única de nos apresentar o mundo à sua volta. O seu corpo de trabalho é marcado pelo uso de materiais sustentáveis e reciclados, aproximando-se ao conceito de Arte Póvera da década de 60 onde artistas como Michelangelo Pistoletto e Giuseppe Penone se manifestaram através da ideia de aproximação da arte ao quotidiano a partir dos matérias utilizados.
Sofia Leitão está atualmente a trabalhar em obras e pinturas tridimensionais inspiradas em paisagens portuguesas e ambientes industriais.
Organizada pela Ocupart em parceria com a Sá da Costa Arte esta exposição poderá ser visitada até 15 de novembro, de segunda a sexta, das 14h30 às 19 horas, na Praça Luís de Camões, 22, 4º andar, 1200-243 Lisboa, ou noutro horário mediante marcação prévia para geral@ocupart.pt ou para a.sadacosta.mi@gmail.com.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España