Descripción de la Exposición
IMPORTANTE: Não terá lugar a habitual cerimónia de inauguração, devido às restrições decorrentes do estado de calamidade em que Portugal se encontra desde o dia 14 de outubro. A exposição pode ser visitada no respeito pelas regras em vigor aplicadas aos espaços de uso público (uso obrigatório de máscara; desinfeção das mãos à entrada; distanciamento social obrigatória de dois metros entre visitantes).
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Durante o confinamento de Março procurei criar rotinas de desenho, um ritmo de trabalho que me resgatasse da inércia criativa e da adaptação às novas formas de trabalhos que absorviam grande parte do meu tempo.
Os desenhos surgiam da observação, daquilo que via da minha janela ou do interior de casa. A janela tanto física como virtual.
A exposição enquadra uma série desenhos digitais que compõem fragmentos narrativos que se complementam entre si, que contam várias histórias ou uma só história, dependendo da forma como os articulamos.
Limito o registo à simplicidade do traço, à redução das cores, à amplitude do espaço. Não há plano de fundo, as imagens simulam ficções isoladas numa plano de cor, flutuam, não se agarram ao plano, estão suspensas.
Dei-lhe o título "Suspenso" a esta seleção de desenhos de uma séria mais alargada. Na sua totalidade, partem todos da ideia de errância, da procura da poesia nos gestos banais, nos objetos singulares. A metáfora "Suspenso" está relacionada com o momento de transição entre uma coisa e outra. Momentos de espera, momentos mortos, não planeados, podem demorar uns minutos ou uma eternidade, podem ter música ou apenas o silêncio.
A expectativa de chegar alguém, de chegar o momento, de chegarmos ao destino. São momentos não planeados onde o processo é a deriva.
SOBRE O ARTISTA
Júlio Dolbeth nasceu em Angola em 1973, vive e trabalha no Porto.
Doutorado em Arte e Design, área de ilustração, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem o mestrado em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas Artes e de Engenharia, ambas da Universidade do Porto. É licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Co-fundador e curador da galeria Dama Aflita, no Porto, entre 2008 e 2015.
Artista e ilustrador, tem exposto regularmente em mostras individuais e coletivas.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España