Descripción de la Exposición
Ana Clara Tito é a primeira artista de Supernova, programa de exposições individuais do MAM Rio, que tem início no dia 9 de outubro. O objetivo é oferecer ao público uma plataforma de produção de obras comissionadas e, simultaneamente, mapear as práticas que constituem a contemporaneidade artística do país, diante de contextos e linguagens locais conectados a visões de presente e futuro.
Nascida em 1993 em Bom Jardim (RJ), Ana Clara Tito revela em sua produção o interesse pelos campos da arqueologia e arquitetura, transformando materiais da construção civil em trabalhos escultóricos, instalativos e fotográficos. A artista coleta seus materiais em lugares como entulhos, terrenos de obra e entulhos. Depois, ela os manipula com técnicas próprias, como por exemplo os bolos de arames que ganham inusitadas amarrações, caso da performance Os usos da raiva (presente na mostra do MAM Rio em registro em vídeo e fotos). O título da individual é “O que se degrada segue em frente”.
Graduada em Desenho Industrial pela UERJ, com parte dos estudos na York University, em Toronto, Canadá, Ana Clara Tito realizou exposições individuais no Centro Cultural São Paulo, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica e na Fundação de Artes de Niterói.
Outros três nomes já estão confirmados no programa Supernova: Sallisa Rosa, em novembro; Militina Garcia Serejo e Uýra, em 2022. A curadoria é de Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente.
As obras criadas em Supernova respondem à arquitetura do MAM, e cada exposição vem acompanhada de uma publicação monográfica sobre o trabalho das/os artistas e sobre a exposição.
Ana Clara Tito desenvolve sua produção para Supernova em ateliê instalado no Moinho Fluminense, uma parceria do espaço com o MAM Rio.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España