Descripción de la Exposición
Para a sua primeira exposição individual na galeria, Pedro Henriques apresenta um grupo de novos trabalhos realizados no último ano, assim como uma inédita seleção de desenhos.
Este conjunto recorre a estratégias que misturam a prática pictórica com a escultórica, deambulando numa zona experimental e ambígua que é pontuada pela inclusão do desenho e da sua natureza gráfica.
Profundidade e superfície coexistem, ora de forma cáustica por entre inscrições rápidas, ora deslizando em harmonias temporárias de cor e plano. As formas, que podem ser sugestivas e quase verbais, desembocam invariavelmente numa interpretação inconclusiva. Estes contornos revestem-se de estranhas peles improvisadas, que por vezes são gestuais e quase primitivas e noutros casos são de natureza contemplativa, de cadência lenta e diluída.
Pedro Henriques (Porto, 1985) estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Expõe regularmente desde 2008. Das exposições recentes, destacam-se: CAV - Centro De Artes Visuais, Coimbra, 2020; Matadero, Madrid, 2018; National Gallery, Praga, 2017; Museu de Serralves, Porto, 2014/15/16. Foi finalista do Prémio EDP Novos Artistas em 2013 e vencedor do Prémio Novo Banco Revelação em 2014. Vive e trabalha em Lisboa.