Descripción de la Exposición
Tendo crescido entre as regiões Norte do Brasil e Norte da Itália, o artista Francesco Joao Scavarda (*1987, Milão) foi sempre confrontado por situações, valores e referências culturais extremamente diversas, que possibilitaram a ele, sem criar antagonismos, abordar tais aspectos de maneira a refletir sobre aquilo que é global, que atravessa fronteiras e se funde nos valores culturais mundiais.
Sua pesquisa versa sobre o princípio de verticalidade na sociedade ocidental surgido com o o capitalismo. Se este possibilitou a mobilidade social com a ascensão de classes através do trabalho, permitiu também que essa mobilidade ocorresse na política, nos meios de produção e na própria produção cultural, alterando todas as regras do "establishment".
Uma importante referência para o artista sobre a questão da verticalidade é o livro Delirious New York, no qual o arquiteto Rem Koolhaas aborda a natureza "vertical" da cidade, explicando que a ideia de verticalidade não se refere apenas à arquitetura e estrutura urbana, mas também à sobreposição de serviços e à estratificação cultural. Esse conceito influencia fortemente a contemporaneidade e a forma contemporânea de pensar, de forma que atualmente, afirma Scavarda, "o trabalhador pode se tornar o Presidente, o rapper pode ser o produtor, o artista pode ser o galerista, a mãe pode ser o gerente da empresa, etc. etc".
Na exposição «Summertime '78» na KUNSTHALLE São Paulo, sua primeira individual no Brasil, Francesco Joao Scavarda apresenta uma série de pinturas em acrílica, na qual a ideia de verticalidade é explorada através do uso de imagens familiares e de objetos readymade, que criam imagens sedutoramente lacônicas como meio de legitimação. Tudo é familiar, de fácil acesso, agradando a todos por ser compreensível, e ao mesmo tempo refletindo sobre o quão raso e vazio é o magma das imagens globalizadas. Seguindo o mesmo pensamento, o artista apresenta ainda uma série de esculturas planas, onde aparecem frases do mainstream global.
O título da exposição «Summertime '78» é uma fusão entre as referências Summertime '06 - o recém lançado álbum de estreia de Vince Staples, pela Def Jam Recordings e ARTium Recordings, com produção de Clams Casino, DJ Dahi, Christian Rich, e Brian Kidd - e o livro de Rem Koolhaas Delirious New York, cuja primeira edição foi publicada em 1978.
Francesco Joao Scavarda (*1987, Milão) vive e trabalha entre Milão e São Paulo. É bacharel em pintura pela Accademia di Brera, Milão. Exposições recentes incluem:
INDIVIDUAIS: Extra DRY, Peep Hole, DRY (2014); Studiolo#8, Cabinet (2013); The Opposite of the Opposite Opposite of the Opposite, Gasconade (2012); Il Quarto Passo (H.E.) com Dario Guccio, Grand Hotel et de Milan / Spazio Oberdan (2011), todas em Milão.
COLETIVAS: Nimm's Mal Easy, Ausstellungsraum Klingental (2015), Basileia; Dizionario di Pittura, Francesca Minini (2014), Milão; One Thousand Four Hundred and Sixty, Peep Hole (2013), Milão; Gasconade 2013 Portfolios, Pastificio Cerere (2013), Roma; Don't Be a Ham!! (Christmas Party), de Ari Marcopoulos, Family Business (2013), New York; Roaming Off-Cells, Museo dʼArte Contemporanea Villa Croce (2010), Gênova.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España