Descripción de la Exposición
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre, no dia 16 de dezembro, a sexta edição da exposição coletiva "Suburbanidades: O lugar da periferia na arte contemporânea", que apresenta obras, potencializadas pelo olhar poético dos subúrbios, de vinte e oito artistas. A curadoria é assinada por Cynthia Dias e por Sissa de Assis.
O público vai poder ver, na varanda do Museu, cerca de 40 trabalhos, com técnicas variadas, entre pintura, fotografia, escultura, objeto, instalação e site specific.
Segundo a idealizadora do projeto Cynthia Dias, “Suburbanidades “é uma iniciativa que visa divulgar os artistas existentes nas áreas fora do eixo Centro/Zona Sul do Rio de Janeiro, assim como a linguagem visual produzida pelos territórios periféricos”. O objetivo é iniciar um movimento orgânico de diálogo artístico e estético entre as regiões do Estado do Rio de Janeiro.
A representatividade expandida da mostra apresenta obras interligadas por temáticas afins, convergência entre protestos, processos de resistência criativa, potências femininas, dinâmicas territoriais, pluralidade LGBTQIA+ e poíesis suburbana.
Artistas participantes: A. Mapô, Alexandre Paes, Aluana, Ana Bia Novais, Andréa Hygino, Bea Simões, Bia Gonçalves, Day Rosa, Edzita SigoViva, Fábio Muniz, Fátima Aguiar, Georgia Silva Chagas, Hully Roque, Isabela Cordeiro, Juliana Trajano, Karine Souza, Kimera Moreira, Maria Cristiane, Marlon Chapeleiro, Monique dos Santos Ribeiro, Monique Serenado, Myllena Araujo, Paulo Jorge Gonçalves, Rafael Amorim, Roberta Vaz, Tâmisa Pereira, Tayná Alcantara e Thais Basilio
Sobre as curadoras:
Cynthia Dias
Arte educadora, curadora independente e grafiteira. Licenciada em Belas Artes pela UFRRJ (2017) com período sanduíche em História da Arte pela Universidade de Coimbra (2010-2012). É idealizadora e produtora dos projetos Suburbanidades – O Lugar da Periferia na Arte Contemporânea e Mostra Sala Preta. Faz parte do grupo de pesquisa CNPQ/IBRAM "Artistas Negros e Representações do Negro no acervo do MNBA" e da "Brabas Crew", um grupo de grafiteiras mulheres. Ganhadora do Prêmio Cultura + Diversidade (2017) e do Prêmio Arte Escola (2020), ambos da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Sissa de Assis
Doutora em Artes Visuais, Mestra em Artes, Historiadora da Arte, Professora e Curadora. Pesquisadora de História da Arte, Mulheres Artistas, Arte Brasileira e Poéticas Curatoriais. Realizou a curadoria das exposições: 5ª Suburbanidades (Labic, UFRJ, Rio de Janeiro), 6ª Suburbanidades (Mac Niterói), Mostra MAV-BXD (Rede Cultural Duque de Caxias, Rio de Janeiro); exposições individuais: Clarice Gonçalves - Partitura Performática, Processos do desejo à obra corpo-pintura (Galeria deCurators, Brasília) e Latinamerica de Gabriela Noujaim (Museu Nacional da República, Brasília). Como artista visual, participou da exposição coletiva Panorama Expo (Espanha) na obra sonora multimídia INLETS.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España