Descripción de la Exposición
Brighenti apresenta o seu trabalho a solo pela segunda vez na Galeria Belo-Galsterer. Um projecto com trabalhos ineditos: pinturas a óleo e alquide, delicadas e coloridas, aplicadas com mestria sobre madeiras de pequeno formato, nas quais a sobreposição de camadas é fundamental para o campo de experimentação que Brighenti explora nestes trabalhos. Constroi paisagem, entre o abstrato e o figurativo, com uma profundidade como se de vários mundos sobrepostos se tratasse: a consciência de um pintor a refletir sobre a complexidade do mundo atual.
-----------------------------------
Na sala do projecto Submundo de Paulo Brighenti vemo-nos perante cinco pinturas densas, agitadas pela pincelada que as marcas do óleo deixam na superfície da madeira.
Submundo é um novo projecto com trabalhos inéditos do artista: pinturas a óleo e alquide, delicadas e coloridas, matéria aplicada com mestria sobre madeiras de pequeno formato, nas quais a sobreposição de camadas é fundamental para o campo de experimentação que Brighenti explora nestes trabalhos. Constrói a ruina de uma paisagem, entre o abstrato e o figurativo.
As pinturas refletem uma agitação contida, construídas pelo próprio e destruídas de seguida, no processo do fazer; para voltar a construir novamente. Pinceladas que cobrem a superfície e que nos levam para um espaço sensorial interior invulgar.
[excerto do texto de exposição de Alda Galsterer]
Biografia resumida:
Paulo Brighenti (Lisboa, 1968), vive e trabalha em Lisboa.
Pintor importante da sua geração com grande reconhecimento, é artista exemplar da cena artística portuguesa, com um percurso de sucesso a nível nacional e internacional. Paulo Brighenti expõe desde a década de 1990.
O artista com percurso sólido e de sucesso nacional- e internacionalmente, tem apresentado a sua obra em museus de renome, como a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa, MAAT, MEIAC e Nassjö Konstall Suécia, bem como em galerias e centros expositivos de Lisboa, Porto, Luxemburgo, Paris e Nova Iorque.
A obra do artista encontra-se em importantes colecções institucionais como, entre outras, Museu de Serralves, Porto; MAAT, Lisboa; Colecção Moderna / Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Banco de España, Madrid, ES; CGAC, Santiago de Compostela, ES; Colecção António Cachola, Elvas; Fundação Carmona e Costa, Lisboa; Colecção PLMJ, Lisboa; Fundação Ilídio Pinho, Porto; Colecção Figueiredo Ribeiro, Abrantes; Fundação Arpad Szenes–Vieira da Silva, Lisboa.
Exposición. 18 sep de 2020 - 23 ene de 2021 / Galeria Belo-Galsterer / Lisboa, Portugal
Exposición. 12 nov de 2024 - 09 feb de 2025 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España