Descripción de la Exposición
Jacob Dahl Jürgensen
«STUCCO»
KUNSTHALLE São Paulo convida o artista dinamarquês Jacob Dahl Jürgensen (*1975, Copenhague) para apresentar «STUCCO», sua primeira exposição individual no Brasil. Trabalhando conceitualmente com escultura e diversos métodos de impressão, o artista está interessado especialmente na ideia da cópia e usa impressão 3D, fundição de gesso, fotocópia, serigrafia e impressão digital, entre outros meios. Sua prática pretende abordar a mudança da cultura analógica para a digital, e reflectir sobre a forma como o desenvolvimento tecnológico – e sua força motriz, a lógica capitalista – desafia a maneira como pensamos sobre significado e valor.
Partindo de fragmentos de estátuas de mármore, que são cópias degradadas de esculturas clássicas gregas e romanas, comumente usadas em decoração kitsch de jardins, o artista produziu uma série de moldes que sugerem partes de corpos femininos e masculinos. Utilizando a técnica de formação a vácuo, estes modelos foram, então, usados para fazer 10 esculturas de plástico ocas.
Jürgensen está interessado em trabalhar com o plástico formado a vácuo, devido ao seu volume e seu caráter tridimensional, apesar de ser, na verdade, apenas uma camada muito fina. Embora a peça sugira a presença de um corpo, ela é apenas uma superfície, oca e vazia, assemelhando-se às qualidades de uma imagem. Assim, o título da exposição, «STUCCO» – estuque em português – refere-se diretamente à camada do gesso que é aplicada a uma parede, a fim de esconder alguma coisa; uma superfície, tal como o plástico.
É através deste vazio e deste caráter superficial que Jürgensen aborda criticamente nossa sociedade contemporânea, dominada pela idéia de aparência e beleza. Referindo-se à apresentação clássica do corpo como um ideal, o artista aponta para a nossa obsessão com o corpo perfeito. Sendo copiadas tantas vezes, estas esculturas tornaram-se completamente genéricas aos nossos olhos, ao ponto de não mais as relacionarmos ao seu significado. Elas são apenas parte da quantidade de reproduções de imagens a que estamos constantemente submetidos.
As esculturas são apresentadas no espaço expositivo da KUNSTHALLE São Paulo, assemelhando-se a uma ruína de algo que foi abruptamente destruído, assim como Pompeia, em uma época remota. A instalação pode ser lida como um possível local de escavação arqueológica, em que civilizações futuras iriam descobrir o vazio de nossos superficiais valores sociais contemporâneos.
Curadoria de Marina Coelho
Apoio: DANISH ARTS FOUNDATION
Exposição até 26 Novembro 2016
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Sobre o artista
Jacob Dahl Jürgensen (*1975, Copenhagem). Apresentou suas obras em: Badischer Kunstverein, Karlsruhe, Alemanha; Overgaden, Copenhagem; Croy Nielsen, Berlin; Galerie Kamm, Berlim; Christian Andersen Gallery, Copenhagem; Rachel Uffner Gallery, Nova York; Museu Utah de Arte Contemporânea (UMOCA), Salt Lake City, EUA.
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Jacob Dahl Jürgensen
«STUCCO»
KUNSTHALLE São Paulo invites Danish artist Jacob Dahl Jürgensen (*1975, Copenhagen) to present «STUCCO», his first solo show in Brazil. Working conceptually with sculpture and various forms of printing methods, the artist is especially concerned with the idea of the copy and uses 3D printing, plaster casting, photocopying, silk screen and digital printing, amongst other mediums. His practice seeks to address the shift from analogue to digital culture and to reflect upon how the technological development – and its driving force, capitalist logic – challenges the way we think about meaning and value.
Departing from fragments of marble statues, which are degraded copies of classical greek and roman sculptures, commonly used in kitsch garden decoration, the artist produced a series of models that suggest parts of female and male bodies. Using vacuum forming these models were then used to make 10 hollow plastic sculptures.
Jürgensen is interested in working with vacuum formed plastic, due to its volume and 3D character, despite of being actually just a very thin layer. Although it suggests the presence of a body, it is just a surface, hollow and empty, resembling the qualities of an image. Then, the title of the exhibition, «STUCCO», referring directly to the plaster layer that is applied to a wall in order to hide something; a surface, just like the plastic.
It is through this very emptiness and superficial character that Jürgensen critically address our contemporary society, dominated by the idea of appearance and beauty. Referring to the classical presentation of the body as an ideal,the artist points to our obsession with the perfect body. And being copied so many times, these sculptures became completely generic to our eyes, to the point that we do not relate to their meaning anymore. They are just part of the amount of image reproductions to which we are constantly exposed.
The sculptures are presented at KUNSTHALLE São Paulo’s exhibition space, resembling a ruin of something that was abruptly destroyed, just like Pompei in former times. The installation can be read as a possible archeological excavation site, in which future civilizations would discover our contemporary emptiness and superficial social values.
Curated by Marina Coelho
Support: DANISH ARTS FOUNDATION
Exhibition until 26 November 2016
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About the artist
Jacob Dahl Jürgensen (*1975, Copenhagen). He presented his works at: Badischer Kunstverein, Karlsruhe Germany; Overgaden, Copenhagen; Croy Nielsen, Berlin; Galerie Kamm, Berlin; Christian Andersen Gallery, Copenhagen; Rachel Uffner Gallery, New York; Utah Museum of Contemporary Art (UMOCA), Salt Lake City, USA.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España