Descripción de la Exposición
STRATA
1. O que vem antes, o que vem depois
Se pudéssemos operar um corte vertical numa dada porção de terreno, conseguiríamos observar as sucessivas camadas de sedimentos que, sobrepondo-se ao longo dos tempos, materializam a própria ideia de História. Quando o dinamarquês Nicolaus Steno (1638-1686) o verificou pela primeira vez, no já distante século XVII, enunciava um princípio de ordem ancestral segundo o qual as mais profundas camadas de strata [no plural em latim, estratos], correspondiam ao que de mais antigo ali se encontrasse depositado. A História faz crescer a crosta terrestre, indexando por acumulação o passar do tempo e as ações dos seres humanos e da natureza.
2. Cidade-Strata
Nicolaus Steno fez a sua descoberta em Roma, acrescentando-lhe assim uma existência vertical profunda. E talvez todas as cidades tenham um pouco de Roma. Évora, definitivamente, é uma cidade-strata, assente em camadas múltiplas de estratos culturais, sociais e políticos. Sem sequer descermos às profundezas geológicas, encontramos na sua compósita monumentalidade, as linhas verticais aflorando a fina linha horizontal do presente. Podíamos pensar num passado que teima em não desaparecer segundo a ordem natural das coisas. Mais certo, porém, é vivermos um presente que não deixa desaparecer o passado, navegando teimosamente as rotas do património e da história.
3. Cores
Deanna Sirlin captou a profundidade axial da cidade com o seu primordial material de criação: a cor. A artista narrou já, em várias ocasiões, a marcante experiência física da cor logo desde a sua infância novaiorquina, uma fisicalidade que preside, até hoje, aos seus trabalhos de pintura e criação mixed-media. As suas composições digitais impressas ostentam a cor em combinatórias que resultam de processos de acumulação e sobreposição, de deslocação e justaposição, de experimentação livre e vetorização axial. As linhas de cor, recorrentes no seu trabalho, distribuem-se em camadas horizontais e verticais, correspondendo à modelização arqueológica da cidade-strata. Uma estratificação cromática que convoca o visitante para a história da cidade e, em especial, para a história do edifício do Antigo Palácio da Inquisição, com o qual dialoga em primeira instância.
4. Vitral Contemporâneo
Strata pode assim ler-se como um imenso vitral contemporâneo. Sem recorrer ao figurativo, é a configuração histórica dos tempos da cidade que assim se materializa. É a história que, com a cor distribuída em geometrias abstratas e formais, se espraia pelas paredes das galerias do primeiro andar ao sabor da luz do dia, e se verte para o exterior durante a noite, ampliando a fruição da obra e as interrogações que ela lança sobre a cidade.
5. Ambiente Imersivo
Strata instala nas salas do primeiro piso uma densidade cromática que contrasta com a presença de duas pinturas a óleo de pequena dimensão — Holding e After (ambas de 2020, criadas para a exposição). Esta tensão permite identificar, em rigor, o ato de observação do visitante, convidando-o a estabelecer uma ligação entre o espaço pictórico e o espaço real, contíguo, interior e exterior. Tal como uma variação transitiva na pintura clássica, a imersividade coloca o observador dentro do espaço pictórico expandido, num mergulho cromático com a cidade ao fundo. E ela lá está, esperando o nosso olhar…
BIOGRAFIA
Deanna Sirlin nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e é atualmente Artista Residente da cidade de Alpharetta, na Geórgia. Mestre em Pintura pelo Queens College, CUNY e licenciada em Arte pelo SUNY Albany, Sirlin recebeu inúmeras distinções, incluindo uma Rothko Foundation Symposium Residency, concedida pelo Departamento de Estado dos EUA, uma residência da Yaddo Foundation e um Prémio da Creative Capital Warhol Foundation através do seu programa de Art Writing Mentorship Program. Sirlin teve exposições individuais no The High Museum of Art, em Atlanta; no Ca 'Foscari Venezia, em Veneza; no The Centre for Recent Drawing, em Londres; Atlanta Contemporary Arts Center; e M55art em Nova Iorque. O seu trabalho foi encomendado para exposições no The New Orleans Museum of Art e no The Georgia Museum of Art, e é regularmente referenciado em meios de comunicação internacionais.
Exposición. 17 nov de 2024 - 18 ene de 2025 / The Ryder - Madrid / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España