Descripción de la Exposición
“Think we must” diz a célebre citação de Virginia Woolf. Contudo, pensar é unicamente o primeiro passo, uma vez que as mudanças fundamentais surgem apenas se os pensamentos se concretizarem em ações. Assim, o que podemos fazer além de pensar para salvar o nosso planeta?
Tornou-se evidente que a influência humana no ambiente atingiu uma etapa perigosa.
É necessária uma mudança imediata para minimizar a devastação do ecossistema natural. Recentemente, recebemos algumas chamadas de atenção deveras preocupantes. Em 2016, mais de 15.000 cientistas de 184 países (incluindo a maioria dos laureados com o prémio Nobel vivos) assinaram o “Aviso à humanidade” onde se enumeram as ações a implementar para salvar a Terra. Donna Haraway, na sua convincente declaração “Anthropocene, Capitalocene, Chthulucene”, salientou claramente que se continuarmos esta destruição massiva necessitamos de assumir a responsabilidade pela completa aniquilação do planeta. A sua pergunta contundente “somos os Eichmanns do século XXI?” será comprovada nas próximas décadas. Porém, o momento de prevenir é agora.
A exposição é uma mostra de nove artistas cujo trabalho perscruta as narrativas políticas e ambientais que definem o nosso mundo global. Com intensidade e determinação, realizam trabalhos que inexoravelmente desafiam as estruturas sociais e espelham abusos de poder no nosso ambiente natural.
Exposición. 16 may de 2019 - 02 jun de 2019 / Centro Português de Fotografia (CPF) - Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto / Oporto, Porto, Portugal
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España