Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Stefania Bril: desobediência pelo afeto

Dónde:
Instituto Moreira Salles - IMS Paulista / Avenida Paulista, 2424. Bela Vista / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
27 ago de 2024 - 26 ene de 2025
Inauguración:
27 ago de 2024
Horario:
De martes a domingo y festivos (excepto lunes) de 10 a 20 h.
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Na próxima terça-feira (27/8), o IMS Paulista abre a mostra Stefania Bril: desobediência pelo afeto. A exposição apresenta ao público a obra fotográfica, a produção crítica e a atuação no campo institucional de Stefania Bril. Nascida na Polônia em 1922, em uma família judaica, Stefania emigrou para o Brasil em 1950. Em São Paulo, em 1970, consolidou-se inicialmente como fotógrafa e, a partir dos anos 1980, como crítica e curadora. Em suas imagens, captou especialmente cenas cotidianas, pessoas comuns e momentos de encontro e irreverência. Com curadoria de Ileana Pradilla Ceron, Miguel Del Castillo e assistência de Pamela de Oliveira, esta é primeira exposição individual dedicada à obra de Stefania nos últimos 30 anos Evento de abertura: No dia da abertura (27/8), às 19h, os curadores participam de uma conversa sobre a mostra com a jornalista Cremilda Medina e as fotógrafas Maureen Bisilliat e Nair Benedicto. As três, que conviveram e trabalharam com Stefania, ... falarão sobre a sua atuação no campo da fotografia na década de 1970, num cenário antidemocrático e de preponderância masculina. O bate-papo acontece no cineteatro do centro cultural, com entrada gratuita e distribuição de senhas 1 hora antes. Sobre Stefania Bril Stefania Bril nasceu em Gdansk, na atual Polônia, e viveu a infância e adolescência em Varsóvia. Ao lado de seus pais, sobreviveu ao Holocausto, adotando uma identidade falsa e contando com a ajuda de organizações da resistência. Ao término da guerra, já casada, mudou-se para a Bélgica, onde se graduou em química. Em 1950, Stefania e o marido migraram para o Brasil. Sua atuação na fotografia começou relativamente tarde, aos 47 anos, quando se matriculou na escola Enfoco. Dedicou-se a fotografar com intensidade na década de 1970, produzindo especialmente ensaios. No fim dos anos 1970, passou também a atuar como crítica e curadora, sendo a primeira pessoa a assinar como crítica de fotografia na imprensa brasileira, escrevendo por mais de uma década no jornal O Estado de S. Paulo e na revista Iris Foto. Seu acervo, que inclui sua obra fotográfica, crítica e sua biblioteca, está sob a guarda do IMS

 

 

Entrada actualizada el el 21 ago de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!