Inicio » Agenda de Arte

Spectrum: Novos Funcionamentos Artísticos da Imagem

Exposición / Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida / Rua Rosa Araújo, 41 / Lisboa, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
08 may de 2012 - 14 jul de 2012

Inauguración:
08 may de 2012

Comisariada por:
Fernando Paulo Rosa Dias

Organizada por:
Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida

       


Descripción de la Exposición

Artistas: Ana Rebordão, Ana Vieira, Carlos Heinrich, Helena Ferreira, Inês Teles, Joana Gomes, Jorge Catarino, Júlio Almas, Magda Delgado, Margarida Mateiro, Maria Sassetti, Paulo Lourenço, Pedro Cabral Santo, Pedro Henriques, Sara Bichão, Tiago Batista, Xana Sousa.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A exposição SPECTRUM procura explorar novos funcionamentos e condições artísticas da imagem e resulta de uma colaboração da gAD (Galeria Antiks Design), da Casa-Museu Medeiros e Almeida, do CIEBA (Centro de Investigação em Belas Artes) e da FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa).

 

A exposição decorrerá entre 8 de Maio e meados de Julho e incluirá visitas guiadas à exposição e debates sobre a condição da imagem na cultura contemporânea. A exposição desenvolve-se em dois núcleos expositivos, um histórico e outro actual:

 

-Um núcleo histórico na gAD (Galeria Antiks Design), seleccionado a partir do seu espólio, no qual se apresentam obras de nomes confirmados da arte portuguesa que nos anos 60 e 70 reformularam os modos de exposição e a condição da imagem fundando uma nova situação ontológica da imagem na arte portuguesa.

 

-Um segundo núcleo, de obras actuais e originais instaladas na Casa-Museu Medeiros e Almeida, procura explorar possibilidades conceptuais e tecnológicas da situação artística contemporânea. A relação com a memória da Casa-Museu, da sua realidade espacial ao seu espólio artístico, funciona como uma estratégia de relação dialéctica e diferencial com a actualidade da questão do estatuto da imagem e um modo de explorar situações instalativas, comportamentais, conceptuais ou outras.

 

A exposição não pretende apresentar novas iconografias, nem produzir novas imagens, mas pensar a imagem por dentro, como dispositivo, ou seja, de conceber projectos artísticos que pensem a imagem a partir do seu modo de ser e aparecer, portanto, do seu estatuto ontológico. O apuramento dos autores, vários ainda artistas emergentes e recentemente formados nos vários ciclos das Faculdades de Belas Artes (licenciatura, mestrado ou doutoramento), baseou-se no conhecimento dos seus percursos criativos em torno desta problemática e no atendimento a uma recente formulação de uma noção de artista com sólida formação universitária que alia a dimensão criativa a uma investigativa.

 


Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Darse la mano. Escultura y color en el Siglo de Oro

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Hito Steyerl. Tiempos líquidos, tiempos feudales

Ver cursos propuestos en España