Inicio » Agenda de Arte

Sou eu que desenho os meus pontos de fuga

Exposición / Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA) / R. Jardim da República 2200 / Abrantes, Santarem, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
08 dic de 2023 - 23 jun de 2024

Inauguración:
08 dic de 2023 / 16.00h

Horario:
de terça-feira a domingo, entre as 10:00h e as 12:30h e entre as 14:00h e as 17:30h, e encerrando à segunda-feira e feriados.

Precio:
a partir de 2€

Organizada por:
Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA)

Artistas participantes:
Daniel Nave

Teléfonos
00351917270797

Correo electrónico
danielnave.studio@xn--gmail-5l4b.com
Etiquetas
Diseño  Diseño en Santarem  Instalación  Instalación en Santarem  Pintura  Pintura en Santarem  Técnica Mixta  Técnica Mixta en Santarem 

       



Documentos relacionados
pdf Sou eu que desenho os meus pontos de fuga

Descripción de la Exposición

Exposição Sou eu que desenhos os meus pontos de fuga, de Daniel Nave, no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes Com curadoria de Ricardo Escarduça, até 23 de junho de 2024. Abrantes, 4 de dezembro de 2023 – A exposição Sou eu que desenho os meus pontos de fuga, de Daniel Nave, com curadoria de Ricardo Escarduça, é apresentada no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, numa parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes e a Coleção Figueiredo Ribeiro. Sou eu que desenho os meus pontos de fuga reúne uma seleção de obras em técnica mista, escultura e instalação audiovisual criadas no período compreendido entre 1997 e 2023, sem adotar uma abordagem retrospetiva ou antológica. A exposição está patente até ao dia 23 de junho de 2024, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10:00h e as 12:30h e entre as 14:00h e as 17:30h, e encerrando à segunda-feira e feriados. Considerando a presença da temática do espaço construído no corpo de trabalho de Daniel Nave, o curador observa que Sou eu que desenho os meus pontos de fuga incitanos a interrogar a criação assombrosa da cidade e, com mais fervor, o ser que a cria. Sem adotar as estratégias da representação e da indexação da obra de arte a um referente que reconhecemos por semelhança, no trabalho de Daniel Nave, a cidade é o território especulativo que opera a potência fulminante de um face-a-face íntimo: mais do que o nosso encontro com a presença da obra de arte, o nosso confronto, enquanto ser que conhece e que se conhece, com a persistência dos infatigáveis dilemas e desconcertos da nossa natureza, da nossa relação com o mundo natural e dos mundos artificiais, materiais e imateriais, que erguemos. Neste sentido, na esfera das relações entre o ser-humano e o mundo natural, podemos instalar a construção de uma cerca protegendo o acesso a uma caverna na classe dos mais salientes e instigantes acontecimentos exordiais. O gesto que, por proceder da sobrevivência, ancora o ser-humano à sua natureza animal é o mesmo que, por anteceder o aglomerado, inflama a desarmonia da relação. No fundo, o que une a rudimentar configuração gruta-horto-muralha e o sofisticado complexo urbano é o dom e o poder com que Prometeu nos favorece. Os espaços imaginários de Daniel Nave demarcam regiões afetivas, apaziguando formas e forças, luminosidades e mistérios, matérias e ambientes. Vêm tocar-nos a pele e penetrar-nos a carne e, reciprocamente, são o corpo em que nos (re)vemos. Murmurar-nos-á esta osmose a chave do segredo, o escape da existência artificial?


Imágenes de la Exposición
Formas e forças

Entrada actualizada el el 15 dic de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 feb de 2025 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 16 ene de 2025 - 16 ene de 2026 / Palacio de Cristal / Madrid, España

Gran Friso

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España

Máster PHotoESPAÑA en Fotografía 2024-2025

Ver cursos propuestos en España