Descripción de la Exposición
Sob curadoria de Paula Borghi, a mostra coloca em questão as atuais políticas de verticalização e especulação da cidade, discutindo o desenvolvimento brutal e crescente na vida contemporânea.
Bairros paulistanos de forte verticalização serviram Amanda Mei com matéria-prima necessária para a criação das oito esculturas e dos 20 pinturas-desenhos exibidos nesta exposição. Pedaços de parede, fragmentos de madeira, tacos, caixas de papelão, ferragens e restos de demolição foram resgatados e assumem uma nova superfície, tencionando a relação da arquitetura projetada e orgânica.
A paleta de cores utilizada na série de desenhos-pinturas de explosões se resume a tonalidades da cor cinza, chamando atenção às profundas mudanças na paisagem urbana, que cada dia tem seu céu mais poluído, mais concreto e mais asfalto. A efermeridade do tempo também é discutida nesta série, onde é possivel sincronizar o estrondo da uma demolição de uma casa ao bombardeio de uma cidade.
Essa busca eterna de ressignificação permeia a produção da artista desde o início de sua carreira, em 2004, sua produção não trata de construir através de artifícios, mas sim de usar aquilo de fora descartado para, então, reconstruir. Serão apresentadas 9 esculturas em madeira, papelão, tacos de madeira, pedra e restos de parede e 20 desenho em tinta acrílica sobre papel.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España