Descripción de la Exposición
Os mais de cinco séculos de contactos entre a China e Portugal constituem um legado cultural ao qual a artista abstracta Cindy Ng é particularmente sensível. Natural de Macau, território de mediação e coexistência entre as duas culturas, na exposição So Far, So Close, Cindy Ng partilha registos desta longa história de relações e intercâmbios, inspirada num olhar sobre o território português.
Convidada pela empresa de comunicação Greengrape e pelo produtor de vinhos Lima Smith para uma residência artística no Douro, a artista macaense experimentou combinar vinhos do Douro, Porto e DOC e vinhos verdes com tintas convencionais para criar trabalhos onde se fundem técnicas pictóricas, mas também influências culturais e tradições estéticas, entre oriente e ocidente.
Ao longo da sua residência na região duriense, foi a paisagem que mais a marcou. Ao observar o dissipar do nevoeiro ao longo das montanhas, junto ao rio, identificou o movimento fluído do pincel saturado de tinta. Para Cindy Ng, na paisagem, tal como na pintura, tudo é matéria pictórica. Do caos aparente da suas composições emerge uma tranquila sucessão de imagens, num jogo de oposições e complementaridades entre luz e sombra, densidade e leveza, definição e difusão.
Os trabalhos resultantes da experiência - para ver em "So Far, So Close" -, sugerem uma abordagem transcultural que usa a tinta como meio de excelência para a expressão, mas libertando-a da subordinação ao pincel e ao imperativo da representatividade.
A exposição compreende vinte e duas pinturas, fotografias, uma peça de arte interactiva, um vídeo e um documentário sobre a residência artística no Douro.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España