Descripción de la Exposición
"Smuggling" (contrabando, em português), insinua-se como referência ao programa visual de João Louro, que ao longo de toda a sua obra tem vindo a questionar as relações entre linguagens, referências (literárias, cinematográficas, musicais e teóricas) e suportes que acivam um contrabando de significados, permitindo observar as mais densas camadas da produção cultural.
Nesta exposição, o visual e o verbal - a visualidade do texto e a verbalidade da imagem - assumem-se como dimensões que se deslocam num trânsito mutuamente constitutivo - um contrabando -, que percorre caminhos alternativos às grandes vias da informação e do entretenimento. As obras que Louro apresenta, em distintos media, são resultado destes trânsitos que produzem superfícies analíticas e apelam à literacia visual enquanto estratégia crítica do mundo contemporâneo.
Esta é a segunda exposição individual de um artista que ocupa a totalidade do MACE, tendo a primeira sido dedicada à obra de Julião Sarmento, em 2013. 2015 tem sido um ano de consolidação da programação do MACE, marcado pela apresentação de exposições individuais de artistas portugueses e diversas itinerâncias da Coleção António Cachola.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España