Descripción de la Exposición
#Slow #Stop... #Think #Moveprocura contrariar a aceleração de ritmo imposta pela urgência da produtividade, uma postura que passou a definir a vivência da sociedade contemporânea. O segundo momento do cicloTerritóriotem a curadoria deAnaAnacleto e inclui duas partes com conteúdos distintos no que diz respeito a obras e/ou artistas. A primeira parte da exposição pode servisitada de 20 de fevereiro a 5 de maio, na Fidelidade Arte, em Lisboa, e a segunda entre 3 de junho e 10 de setembro, na Culturgest Porto. Ambas têm entrada gratuita. A inauguração da primeira parte realiza-se no dia 17 de fevereiro (sexta), às 22:00, na Fidelidade Arte, em Lisboa.
Nas quatro salas que constituem o espaço da Fidelidade Arte, em Lisboa, apresentam-se obras deAnaJotta,AnaSantos, António Dacosta, António Júlio Duarte, Armanda Duarte, Fernando Calhau, Francisco Tropa, Isabel Carvalho, Isabel Cordovil, Jonathan Monk, Julião Sarmento, Luís Paulo Costa, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Mattia Denisse, Michael Biberstein, Paulo Brighenti, Sol Lewitt, Tiago Baptista e Vasco Barata.
Concebida em duas partes interdependentes e sucessivas(primeiramente na Fidelidade Arte e, depois, na Culturgest Porto)a exposição "propõe debruçar-se tanto sobre a condição processual da própria curadoria quanto sobre a sua dimensão reflexiva, com o propósito de investigar a possibilidade de lhes aplicar outras durações e temporalidades", como indica a curadora.
Face à ideia de que"somos impelidos a acelerar, para poupar tempo, perante a promessa da conquista de mais tempo",AnaAnacleto apresenta-nosum território resultado de uma prática assumidamente desacelarada com "um compromisso para com uma investigação em torno dos mecanismos da atenção, da percepção e da cognição, marcam formal e conceptualmente a exposição".
O primeiro momento de#Slow #Stop... #Think #Movepretende apresentar uma aproximação às ideias revolucionárias de desaceleração, de abrandamento ou mesmo de paragem (invocada ou forçada), permitindo –através da apresentação de um conjunto heterogéneo de obras –a constituição de salas-ambiente e proporcionando uma possibilidade de relação lenta e desacelerada, recuperando a ideia de contemplação. A segunda exposição, a acontecer no Porto, dará continuidade a esta reflexãoprocurando debruçar-se sobre as ideias de pensamento, de movimento e de ação, num contexto de promoção da ausência, do deslocamento e do retorno a determinadas práticas que implicam uma atenção também ela demorada, dirigida e presente.
O cicloTerritóriomarca o inícioda quarta colaboração entre a Fidelidade Arte e a Culturgest. Trata-se de um ciclo de nove exposições que, à imagem do ciclo anterior,Reação em Cadeia(realizado entre 2019 e 2022), se apresentam primeiramente nos espaços da Fidelidade Arte, no Chiado, em Lisboa, acontecendo depois na Culturgest Porto. Neste ciclo os curadores sãodesafiados a conceber exposições que mapeiem os seus campos de interesse, partilhando a singularidade de cada um dos seus territórios.
Território:
#1 Natxo Checa (Fidelidade Arte, Lisboa: 21 NOV 2022 -10 JAN 2023 | Culturgest Porto, 11 FEV -14 MAI 2023)
#2AnaAnacleto(Fidelidade Arte, Lisboa: 20 FEV -5 MAI | Culturgest Porto, 3 JUN-10 SET)
SobreAnaAnacleto
AnaAnacleto nasceu em Lisboa, em 1975. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Escultura, pela FBAUL e pós-graduada em Estudos Curatoriais, pela FBAUL/ Gulbenkian. Bolseira na HdK (Universidade de Berlin). Atualmente, é doutoranda em Arte Contemporânea no Colégio das Artes –Universidade de Coimbra. Foi técnica especializada em arte contemporânea no IAC-MC (2001-2003), assistente e coordenadora do estúdio de Julião Sarmento (2003-2015), curadora e coordenadora curatorial no MAAT/ Fundação EDP (2015-2018) e curadora e programadora de artes visuais no CAV, em Coimbra (2020-2023) onde concebeu e apresentou o ciclo de exposições “Museu das Obsessões”. Desenvolve a sua atividade como curadora independente (desde 2003), tendo concebido projetos curatoriais e editoriais para diversos museus e instituições nacionais e internacionais: Museu de Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Museu Coleção Berardo, MACE, CAV, CAPC, Colégio das Artes, Atelier-Museu Júlio Pomar, Fundação Carmona e Costa, Galerias Municipais de Lisboa, Quartel da Arte Contemporânea de Abrantes, MIAA, Galeria Municipal de Torres Vedras, ZDB, Fundação PLMJ, Palacete de São Bento/ Residência Oficial do Primeiro Ministro de Portugal, Instituto Camões, Appleton Square, Travessa da Ermida, LUX Frágil, Krinzinger Projekte (Wien), ArteInstitute (NY), Galeria 3+1, Galeria Nuno Centeno, Galeria Cristina Guerra Contemporary Art, Galeria Caroline Pagés, Galeria Lehmann+Silva ou Giefarte. Foi membro da Comissão para Aquisição de Arte Contemporânea da Coleção do Estado –MC (biénio 2021-2022). Realizou investigação, análise e consultoria para coleções privadas. Publicou ensaios, textos e artigos em catálogos e monografias; colaborou com as revistas XXI –Ter Opinião, Pangloss, L+Arte, Umbigo e Contemporânea; realizou comunicações públicas em conferências, seminários eeventos académicos; realizou visitas guiadas temáticas em colaboração com várias instituições museológicas; foi membro de júris de premiação e seleção para Prémios, Bolsas de Investigação e Residências Artísticas; e realizou diversas conversas públicas com artistas no âmbito de vários projetos expositivos. É curadora residente e responsável pelo programa de tutorias no projeto de residências artísticas RAMA. Leciona, desde 2019, a cadeira “Práticas de Curadoria” na Pós-graduação em Curadoria, na FCSH –NOVA, em Lisboa.Sobre a Fidelidade Arte
A Fidelidade Arte é a expressão do Programa de Responsabilidade Social do Grupo Fidelidade na vertente Cultural.Na Galeria Fidelidade Arte, situada no Largo do Chiado, 8, em Lisboa, o Grupo Fidelidade promove o acesso gratuito da população em geral, a projetos artísticos nacionais einternacionais,partilhando um espaço emblemático no centro de Lisboa.Inaugurada em 2002, a Galeria Fidelidade Arte é já uma referência no roteiro cultural da cidade de Lisboa.
Sobrea Culturgest
A Culturgest –Fundação Caixa Geral de Depósitos dedica-se à criação contemporânea, apresentando uma programação regular nas áreas das artes performativas, da música, das artes visuais, do cinema e do pensamento contemporâneo. Dirige-se a umpúblico alargado –incluindopúblico escolar, crianças e jovens –convidando-o a usufruir de uma programação nacional e internacional de qualidade e a participar em atividades culturais atraentes e enriquecedores.A Culturgest abriu as portas, em Lisboa, em 1993, desenvolvendo, desde então, um papel significativo no desenvolvimento do tecido artístico da cidade e do país. No Porto, inaugurou em 2002, tendo, hoje em dia, uma programação, essencialmente, dedicada às artes visuais.
Exposición. 20 mar de 2023 - 05 may de 2023 / Fidelidade Arte (antes Chiado 8 - Espaço Fidelidade Arte Contemporânea) / Lisboa, Portugal
Exposición. 20 mar de 2023 - 05 may de 2023 / Fidelidade Arte (antes Chiado 8 - Espaço Fidelidade Arte Contemporânea) / Lisboa, Portugal
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España