Descripción de la Exposición
A Galeria Leme tem o prazer de inaugurar o projeto SITU, com a curadoria de Bruno de Almeida. Uma plataforma de produção e pesquisa artística que indaga sobre as potencialidades de um diálogo entre arte, arquitetura e cidade, e suas possíveis reverberações e contribuições para uma problematização mais alargada da urbanidade contemporânea como matriz físico-social.
Este projeto convida uma série de artistas Latino-Americanos para, um após o outro, se apropriarem do espaço exterior do edifício da Galeria Leme, arquitetando obras temporárias e site-specific, que se relacionem tanto com a edificação quanto com o espaço público contíguo.
A escolha desta galeria se motiva, por um lado, pelo seu projeto, comissionado ao arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha (Prêmio Pritzker, 2006) em colaboração com os Metro Arquitetos Associados. Por outro, pela sua complexa história de construção, demolição, replicação e ampliação, que pode ser tomada como uma representação, numa pequena escala, dos processos evolutivos da cidade de São Paulo e de tantas outras metrópoles do sul geopolítico.
O foco curatorial recai sobre artistas cujas pesquisas gravitem em torno de problemáticas arquitetônicas e do espaço urbano, entre outros temas tangenciais. Por outro lado, incide em artistas Latino-Americanos, já que estes possuem um outro entendimento intelectual e corporal do espaço, que advém de uma intensa familiaridade com a complexidade da esfera pública e dos processos urbanos e sociais que são específicos à América Latina.
Para conceber o primeiro site-specific, SITU convida José Carlos Martinat.
Motivado tanto pela arquitetura do edifício da Galeria Leme, quanto pelas dinâmicas sociais da cidade de São Paulo, o artista peruano cria a sua instalação mais sutil até à data. Abdicando de uma ocupação física do exterior da galeria, ele foca nos fluxos imateriais, de discursos e informações, que participam ativamente da construção e contestação do espaço urbano.
Na sua instalação, Martinat engendra uma infraestrutura imperceptível ao transeunte, que torna o edifício num distribuidor camuflado de informações sobre a cidade de São Paulo. Estas são retiradas, em tempo real, de websites selecionados pelo artista. Após serem impressas, à semelhança de cupons fiscais, as informações são lançadas para o exterior do edifício, onde podem ser lidas e transportadas pelos transeuntes. Com este gesto, o artista indaga sobre a capacidade intrínseca a elementos inertes da cidade, tais como os edifícios, em ativar um engajamento com a realidade urbana entendida para lá da sua forma física, transformando o espectador num interlocutor silencioso e portador de informação.
Sobre o artista:
José Carlos Martinat, 1974, Peru. Vive e trabalha em Lima, Peru.
Exposições individuais: Pista 1, Revolver Galería, Peru (2014); Ambiente de Estereo Realidad #4, Gervasuti Foundation, Bienal de Veneza, Itália; Ejercícios Superficiales sobre Dispositivos de Deleite, Galeria Leme, Brasil (2013) entre outras.
Exposições coletivas: 12ª Bienal de Havana, Cuba (2015); Permission To Be Global, Ella Fontanals-Cisneros Collection, Museum of Fine Arts, EUA (2014); Ruins in Reverse, Tate Modern, Inglaterra (2013); 9ª Bienal de Xangai, China (2012); 7ª Bienal do Mercosul, Brasil; 2ª Trienal Poli/Gráfica de San Juan: América Latina y el Caribe, Porto Rico (2009), entre outras.
Integra coleções como: Tate Modern, Londres, Inglaterra; MALI – Museu de Arte de Lima, Peru; MALBA – Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Argentina; MOMA, Nova Iorque, EUA, entre outras.
Sobre o curador:
Bruno de Almeida, 1987, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Graduado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Portugal. Mestre em Arquitetura pela Accademia di Architettura di Mendrisio, Suíça. Trabalhou como arquiteto em Londres, Reino Unido e também como assistente curatorial no Instituto de Investigação Independente da Fondazione Archivio del Moderno, Suíça.
Exposición. 16 jul de 2015 - 30 ago de 2015 / Galeria Leme / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España