Descripción de la Formación
La tercera edición del Simposio Internacional de Arte Contemporáneo (SIAC), que reunirá a 140 artistas de 21 países, la mayoría de Portugal y España, se celebrará en la ciudad portuguesa de Guarda del 4 al 18 de junio, bajo el tema "las vanguardias de la memoria".
Começou hoje o III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda (SIAC), sob o tema “As vanguardas da memória”. Durante o certame, organizado pelo Município da Guarda e pelo seu museu,nserão ainda expostas obras de artistas contemporâneos portugueses da coleção Novo Banco, que vão ser depositadas no Museu da Guarda.
No âmbito do SIAC haverá arte ao vivo, ateliês de pintura, escultura, serigrafia, exposições, oficinas de poesia visual, instalações, colóquios, palestras, recitais de poesia, apresentações de livros, um ciclo de cinema, exibição de documentários, ‘workshops’, ‘urban art’ e cursos académicos.
Um dos destaques do evento vai para a exposição de Paula Rego “As infâncias perduráveis”, que presta tributo à pintora, considerada “umas das mais conceituadas artistas plásticas da atualidade” e “um dos maiores nomes da pintura portuguesa”, segundo a organização.
A mostra de Paula Rego será inaugurada no dia 08 de junho, pelas 17h30, no Museu da Guarda, estando prevista a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.
No SIAC, que durará quinze dias, estarão representados 21 países, com um total de 140 artistas e dez exposições. Uma dúzia de escultores irão trabalhar ao vivo na Alameda de Santo André e as obras que produzirem “vão enriquecer o acervo cultural da cidade”, como aconteceu nas edições anteriores. Haverá também pintura ao vivo na Praça Velha, no centro da cidade.
O SIAC tem o apoio da Universidade de Salamanca (Espanha), da Casa das Histórias Paula Rego, da Fundação Dom Luís, do Centro de Arte Manuel de Brito e da Fundação de Serralves.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España