Descripción de la Exposición
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta a primeira grande exposição dedicada a Silvestre Pestana (1949, Funchal, Madeira). Artista plástico, poeta e performer, Pestana construiu uma obra singular. Esteve associado ao grupo dos poetas experimentais que, nos anos 1960, protagonizaram a introdução de linguagens vanguardistas em Portugal, estabelecendo a primeira relação com gramáticas artísticas internacionais e iniciando o diálogo e a colaboração com grupos de artistas europeus e sul-americanos. Pestana foi também um pioneiro da arte da performance em Portugal.
A exposição em Serralves dedicará especial atenção a esse aspeto, propondo a ativação de antigas e novas performances nas galerias do Museu, juntamente com obras que incluem desenhos, fotografias, "poemas para computador”, vídeos, esculturas e experiências com hológrafos e estereoscópios. Apesar da sua diversidade formal, essas obras, agora reunidas pela primeira vez, sublinham duas preocupações que atravessam toda a obra de Pestana: a relação entre signos linguísticos e não-linguísticos e o modo como as novas tecnologias transformaram os nossos corpos e afetaram as relações sociais. O artista sempre usou dispositivos informáticos nas suas obras e na sua poesia e tem testado o modo como certas formas tecnológicas de sociabilização e monitorização da vida contemporânea, em particular a plataforma "Second Life” e os drones, podem sugerir novos modelos de articulação entre práticas sociais e artísticas
Um livro profusamente ilustrado será editado para acompanhar a exposição.
A exposição "Silvestre Pestana: Tecnoforma” é organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, e comissariada por João Ribas, diretor-adjunto e curador sénior do Museu, com a assistência da curadora Paula Fernandes.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España