Descripción de la Exposición
Primeira exposição dos ‘Novos Artistas’ da Bienal de Cerveira inaugura sábado.
Uma viagem pelo universo náutico através da arte é a proposta que a artista brasileira Polliana Dalla Barba apresenta ao público, a partir de sábado, na Galeria do Fórum Cultural de Cerveira. Trata-se da exposição “Serendipidade” que resulta do concurso “Novos Artistas 2018”, promovido pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira.
“Serendipidade” é resultado de uma viagem realizada por mar entre os meses de março e abril de 2016, onde Polliana Dalla Barba cruzou o oceano Atlântico, o mar Adriático e o Mediterrâneo até chegar a Israel. “Durante o trajeto foram utilizados diferentes tipos de embarcações e meios de transportes, assumindo os improváveis desvios e enfrentando diversos contratempos”, explica a jovem artista.
Segundo Cabral Pinto, coordenador artístico e de produção da FBAC, “serão apresentados desenhos que fazem referências a instrumentos de navegação, vídeos, fotografias e textos/relatos de viagem que exploram o universo náutico”.
Polliana Dalla Barba (1988) é licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (BR) e mestranda em Artes Plásticas da Universidade do Porto (PT). Desde 2014 tem realizado diversas exposições individuais e coletivas. Participou também no 20.º Salão de Arte de Anápolis, Goiás (2014) e o foi premiada pelo edital de pesquisa Bolsa-Ateliê, Vitória (2014) e Setorial de Artes Visuais (2015). Fez residências artísticas no Uruguai, em Brasília e no Chile.
De recordar que a exposição “Serendipidade” é uma das três vencedoras do Concurso “Novos Artistas 2018”, que teve como Comissão Consultiva personalidades de reconhecido mérito na área artística: pela responsável de Curadoria, Gestão de Coleção e Publicações do Maat, Ana Anacleto; pelo curador independente e editor da DARDO, David Barro; e pelo diretor do Museu de Serralves, João Ribas.
Esta iniciativa integra a candidatura “Bienal Internacional de Arte de Cerveira: 40 anos que projetam o futuro”, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Actualidad, 13 feb de 2018
#loquehayquever en Portugal: la Bienal de Cerveira cumple 40 años
Por Paula Alonso Poza
La Bienal Internacional de Arte de Cerveira, la más destacada que se celebra en suelo luso, celebra 40 años de actividad con una muestra en la que participan, entre otros, Helena ...
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España